Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de léxicos linguístico-computacionais: o universo lexical da indústria do bordado

Processo: 09/04285-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Bento Carlos Dias da Silva
Beneficiário:Erasmo Roberto Marcellino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Léxico   Semântica   Ontologias (organização da informação)   Processamento de linguagem natural

Resumo

Do ponto de vista lingüístico-computacional, propõe-se formalmente descrever o léxico do domínio conceitual que se rotula INDÚSTRIA DO BORDADO DE IBITINGA e mapeá-lo no léxico correspondente do inglês. Motivado por questões de natureza teórico-aplicada, pois se investigam tanto parte da constituição léxico-gramatical das duas línguas quanto a aplicação desse conhecimento para a construção de aplicativos digitais como obras lexicográficas eletrônicas e recursos lingüísticos para o processamento automático de língua natural. Do ponto de vista teórico-metodológico, fundamenta-se em dois paradigmas: o das redes semânticas, como as redes wordnets, e o das gramáticas de unificação, como a HPSG ou a Gramática de Construções. Palavras-chave: léxico; léxico-gramática; rede semântica; ontologia; processamento automático de língua natural. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCELLINO, Erasmo Roberto. Construção de um ontoléxico para o universo léxico-conceitual da indústria do bordado de Ibitinga. 2011. 110 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.