Busca avançada
Ano de início
Entree

O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010

Processo: 09/04765-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Luciano Guimarães
Beneficiário:Tássia Caroline Zanini
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Imaginário   Periódicos   Campanha eleitoral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campanha presidencial de 2010 | cores | Imagem | imaginário político | jornalismo visual | Revistas Veja e Istoé | Análise das estratégias discursivas da cor nas informações visuais da mídia

Resumo

A pesquisa tem como finalidade ampliar os conhecimentos acerca da influência da aplicação de cores em textos visuais jornalísticos, investigando especificamente o uso da cor como informação na cobertura da campanha presidencial brasileira de 2010. As revistas Veja e Istoé representam um campo apropriado para esse tipo de investigação, dentre outros motivos, pelo fato de que costumam apresentar grande quantidade de cor em suas imagens de capa, o que faz com que estas resultem em importantes instrumentos de significação. A autora deste projeto deseja desenvolver estudos de visualidade no jornalismo político, com particular ênfase nos efeitos produzidos pela cor. O trabalho enseja aprofundamento nos estudos da cor em diferentes áreas, ressaltando a natureza cultural e interdisciplinar dos matizes, com abordagem que ultrapassa as visões conceituais dos parâmetros de definição da cor e atinge a percepção e a interpretação do leitor, por meio da explicação de relações sintáticas e semânticas, próprias de uma utilização comunicacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANINI, Tássia Caroline. O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.