Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do laser de baixa potência sobre a viabilidade espermática e a produção in vitro de embriões bovinos

Processo: 09/04770-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Adriano Felipe Perez Siqueira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sobrevivência celular   Laser de baixa intensidade   Biotecnologia da reprodução   Citometria de fluxo   Espermatozoides   Terapia a laser de baixa intensidade   Bovinos

Resumo

A qualidade seminal é de fundamental importância para a obtenção de altos índices reprodutivos. Atributos espermáticos como motilidade, potencial de membrana mitocondrial, integridade de membranas plasmática e acrossômica e o estado do conteúdo genético têm alta correlação com a fertilidade. A produção de embriões in vitro (PIV) é uma ferramenta que permite a utilização mais intensa de animais com alto potencial genético, inclusive de animais jovens, gestantes ou lactantes ou com infertilidade adquirida, aumentando e acelerando o ganho genético. Porém, o aumento do uso comercial da PIV pode ser limitado pelo custo. Portanto, uma técnica de baixo custo que proporcione melhora na qualidade seminal possibilitando um incremento na produtividade de embriões são de grande interesse para a pecuária. O laser de baixa potência emite um tipo de força eletromagnética, que quando aplicado em determinadas células provoca efeitos bioestimuladores. Em espermatozóides já foi relatado um aumento do potencial de membrana mitocondrial e da motilidade em espermatozóides de diversas espécies após aplicação do laser. Estes dados sugerem a aplicação desta ferramenta na melhora da produtividade de embriões. Este estudo, tem como objetivo verificar o efeito da irradiação (6 J/cm2 por 120 segundos) sobre características espermáticas (motilidade, integridade das membranas espermática e acrossomal, potencial de membrana mitocondrial e fragmentação de DNA espermático) e sobre os resultados da PIV (taxa e qualidade de blastocistos).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIQUEIRA, ADRIANO F. P.; MARIA, FERNANDA S.; MENDES, CAMILLA M.; HAMILTON, THAIS R. S.; DALMAZZO, ANDRESSA; DREYER, THIAGO R.; DA SILVA, HERCULANO M.; NICHI, MARCILIO; MILAZZOTTO, MARCELLA P.; VISINTIN, JOSE A.; ASSUMPCAO, MAYRA E. O. A. Effects of photobiomodulation therapy (PBMT) on bovine sperm function. Lasers in Medical Science, v. 31, n. 6, p. 1245-1250, AUG 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Adriano Felipe Perez. Efeito do laser de baixa potência sobre a viabilidade espermática e a produção in vitro de embriões bovinos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.