Busca avançada
Ano de início
Entree

Magnetismo e supercondutividade em novos compostos intermetálicos à base de FeAs

Processo: 09/04788-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Pascoal Jose Giglio Pagliuso
Beneficiário:Thales Macedo Garitezi
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/60440-0 - Estudo de sistemas fortemente correlacionados em condições extremas, AP.TEM
Assunto(s):Medidas magnéticas   Magnetismo   Supercondutividade

Resumo

Este projeto de trabalho de mestrado consiste no estudo das propriedades magnéticas e supercondutoras da família de compostos intermetálicos a base de FeAs com estequiometria AFe2As2 onde A = Ba, Sr, Ca, Eu, Li, K. Inicialmente o estudante utilizará amostras monocristalinas já sintetizadas dentro do nosso grupo através das técnicas de fluxo metálico. [1] As técnicas de caracterização que serão utilizadas são: difração de raios-x, susceptibilidade magnética, resistividade elétrica à pressão ambiente e sob pressão, calor específico, além de Ressonância Paramagnética Eletrônica em amostras dopadas apropriadamente. Toda infra-estrutura necessária para a execução deste projeto existe no Grupo de Propriedades Ópticas e Magnéticas dos Sólidos (GPOMS) do Instituto de Física Gleb Wataghin - Unicamp, onde se desenvolverá este projeto. Espera-se com esse trabalho contribuir para o entendimento da relação entre as fases magnéticas e supercondutoras nesses materiais e na suas possíveis implicações na compreensão dos mecanismos da supercondutividade não-convencional em compostos onde se especula que a supercondutoras seja mediada magneticamente.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARITEZI, Thales Macedo. Magnetismo e supercondutividade em novos compostos a base de FeAs. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.