Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção do risco de predação de Pyriglena Leucoptera em diferentes matrizes

Processo: 09/04626-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Mariane Rodrigues Biz Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves

Resumo

O processo de fragmentação florestal tem alterado a estrutura das paisagens e as relações dos organismos com esta. Uma das maiores modificações está na movimentação dos organismos. Estes se deparam com uma paisagem heterogênea, com áreas de habitat e de não habitat (i.e., matriz), e muitas vezes precisam cruzar áreas de não habitat para procurar recursos, evitar a competição ou accessar chances mais altas de reprodução. A opção de cruzar as áreas de não habitat envolve uma avaliação dos custos e benefícios que cada matriz proporciona ao indivíduo. Entre os maiores custos associados ao movimento pelas matrizes está o risco de predação que pode variar conforme a estrutura de cada matriz (e.g. cobertura vegetal) e as características de cada espécie (e.g. capacidade de desplazamento). A fim de analisar a qualidade de três diferentes matrizes (pasto sujo, milho e Eucaliptus) em relação ao risco de predação, utilizaremos indivíduos de Pyriglena leucoptera (Tamnofillidae) como espécie de estudo. Para tanto, verificaremos (1) se há diferenças na quantidade de um dos principais predadores desta ave, as aves de rapina, nas diferentes matrizes analisadas, e (2) inferiremos a percepção do risco de predação nas diferentes matrizes de não-habitat por meio da analise dos padrões de movimentação de indivíduos de P. leucoptera realizando experimentos de translocação e monitoramento do deslocamento por radiotelemetria.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIZ, MARIANE; CORNELIUS, CINTIA; WALTER METZGER, JEAN PAUL. Matrix type affects movement behavior of a Neotropical understory forest bird. PERSPECTIVES IN ECOLOGY AND CONSERVATION, v. 15, n. 1, p. 10-17, JAN-MAR 2017. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Mariane Rodrigues Biz. Efeitos de diferentes matrizes no risco de predação e na movimentação de uma ave florestal. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.