Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo do Benefício de Prestação Continuada no município de Altinópolis: o impacto na vida de seus beneficiários

Processo: 09/04654-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Patrícia Soraya Mustafa
Beneficiário:Gabriela Abrahão Masson
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Assistência social

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na vida de seus beneficiários no município de Altinópolis. Tal benefício previsto pela Constituição de 1988 e regulamentado pela lei 8.742/93 - Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) dá a garantia de um salário mínimo à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem tê-la provida por sua família. O BPC se constitui muitas vezes, única fonte de renda de famílias vulnerabilizadas, pela condição de deficiência ou idade, por isso objetivamos analisar o impacto do mesmo na vida destes sujeitos sociais. A pesquisa se desenvolverá no município de Altinópolis, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Deverão ser realizadas entrevistas estruturadas com 160 beneficiários, entre eles idosos e pessoas com deficiência que representam 60% da amostragem do total de beneficiários do município. Em seguida, realizaremos entrevista semi-estruturada com oito beneficiários e com dois profissionais do município que trabalham cotidianamente com o segmento da pesquisa.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASSON, Gabriela Abrahão. Um estudo do benefício de prestação continuada no município de Altinópolis/SP : o impacto na vida de seus beneficiários. 2011. 176 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.