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Teoria e prática no seminário de dramaturgia do Teatro de Arena

Processo: 09/04658-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Beneficiário:Paula Chagas Autran Ribeiro
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dramaturgia   História do teatro

Resumo

O objetivo central deste projeto é pesquisar o Seminário de dramaturgia do Teatro de Arena, que ocorreu entre os anos de 1958 e 1961, na cidade de São Paulo. A partir da recuperação crítica da história do Seminário serão analisados os procedimentos de pesquisa formal ali empreendidos, que resultaram na produção de sete peças levadas à cena no período. São elas: Chapetuba Futebol Clube, de Vianinha, Gente como a Gente, de Roberto Freire, A Farsa da Esposa Perfeita, de Edy Lima, Fogo Frio, de Benedito Ruy Barbosa, Revolução na América do Sul, de Augusto Boal, Pintado de Alegre, de Flávio Migliaccio e O Testamento do Cangaceiro, de Chico de Assis. Paralelamente será feita a contextualização histórica do período.O Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena forma uma geração de artistas que consolida a modernização do teatro brasileiro também no campo da dramaturgia. Sua importância histórica e cultural se dá não só no âmbito da história do teatro, mas no da cultura brasileira como um todo. Sua influência decorre não apenas dos trabalhos dos melhores autores ali surgidos, como Vianinha e Guarnieri, de suas criações estéticas, mas também de um arsenal crítico que contribuiu para a criação de ações culturais politizadas como as do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE e forneceu modelos para a crescente produção cinematográfica e televisiva do período. Assim, o estudo dos debates, do contexto, e das peças do Seminário se faz essencial para a melhor compreensão da história recente da cultura brasileira no que se refere ao desenvolvimento dos seus padrões de representação dramatúrgica. (AU)

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