Busca avançada
Ano de início
Entree

Instabilidade social na tilápia-do-Nilo, variedade tailandesa

Processo: 09/04690-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Eliane Gonçalves de Freitas
Beneficiário:Tatiana Nunes Barreto
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil

Resumo

O manejo da tilápia-do-Nilo seleciona animais de tamanhos semelhantes. A semelhança de tamanho aumenta os confrontos agressivos e pode levar à instabilidade social, pois a tilápia-do-Nilo é uma espécie que apresenta hierarquia de dominância social. Se a interação agressiva é aumentada, isso pode levar a uma situação indesejada, aumentando o próprio estresse do manejo, devido ao aumento da probabilidade de lesões e do gasto energético decorrente das interações. Embora se conheça o efeito de agrupamentos simétricos sobre os confrontos e o estresse social para salmonídeos e algumas espécies de ciclídeos, nada foi ainda estudado para a tilápia-do-Nilo e a variedade tailandesa. Assim, o objetivo do presente projeto é testar o efeito da instabilidade social sobre os níveis de agressividade e estresse social na tilápia-do-Nilo. Níveis de agressividade e estresse serão testados em dois tratamentos com cinco machos revertidos cada: 1. com instabilidade social - grupo de machos de mesmo tamanho, e 2. com estabilidade social - grupo de machos de tamanhos diferentes. Os grupos serão mantidos por sete dias, e a interação agonística será filmada diariamente (20 min. de filmagem). A posição social será avaliada por índice de dominância e será correlacionada com níveis de cortisol e frequência ventilatória (indicadores de estresse social). A agressividade (frequência de ações agonísticas) e níveis de cortisol serão analisados por two-way ANOVA, e teste de Pearson para correlação. A estabilidade social será analisada pelo teste de correlação de Spearman, de acordo com testes anteriores realizados para Oreochromis niloticus e O. mossambicus. Além disso, o bem estar em peixes vem sendo considerado sob vários aspectos e todas as informações sobre o comportamento dos animais utilizados em piscicultura são de grande valia para propor técnicas mais adequadas de manejo e criação, incluindo as influências das interações sociais sobre o bem estar. Assim, este estudo trará informações que servirão de base para futuras intervenções em técnicas de manejo e cultivo da tilápia-do-Nilo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO, TATIANA NUNES; PEREIRA BOSCOLO, CAMILA NOMURA; GONCALVES-DE-FREITAS, ELIANE. Homogeneously sized groups increase aggressive interaction and affect social stress in Thai strain Nile tilapia (Oreochromis niloticus). MARINE AND FRESHWATER BEHAVIOUR AND PHYSIOLOGY, v. 48, n. 5, p. 309-318, 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARRETO, Tatiana Nunes. Efeito da homogeneidade de tamanho sobre o comportamento agressivo e o estresse social na tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus), linhagem tailandesa. 2011. 36 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.