Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistema de aquisição e processamento portátil para aplicações em qualidade de energia

Processo: 09/04918-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Fernando Pinhabel Marafão
Beneficiário:Wesley Angelino de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Instrumentação virtual   Qualidade da energia elétrica

Resumo

Este projeto refere-se à proposta de mestrado acadêmico do aluno Wesley Angelino de Souza, aluno do Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Pinhabel Marafão.As próximas seções descrevem as justificativas, os fundamentos básicos, a metodologia e o cronograma para desenvolvimento de um Sistema de Aquisição e Processamento de Dados Portátil (SAPDP), para aplicações em Qualidade de Energia Elétrica (QEE).A motivação principal para o tema escolhido está baseada na constatação de que sempre que se deseja avançar nos estudos sobre monitoração, avaliação ou desenvolvimento de novas técnicas de análise da QEE, em situações reais, um dos primeiros passos está sempre relacionado à disponibilidade de instrumentos de medição, com precisão e capacidade computacional suficiente para não prejudicar as análises e técnicas envolvidas. Neste sentido, instrumentos comerciais podem ser usados, mas dificilmente permitem a alteração de algoritmos ou protocolos de análise, o que restringe os estudos ao simples monitoramento de grandezas pré-definidas.Assim, buscando a flexibilização da instrumentação para aplicações em análises de QEE ou mesmo para validação e/ou proposição de novas técnicas de análise de circuitos elétricos não lineares, bem como buscando a compactação e redução de custos dos dispositivos envolvidos, este projeto visa o desenvolvimento e implementação de um novo sistema de aquisição e processamento de dados portátil.Dentre as atividades propostas, destacam-se estudos sobre diferentes plataformas de aquisição e processamento de dados, transdutores de tensão e corrente, circuitos ou algoritmos de condicionamento dos sinais medidos, sistemas operacionais e compiladores capazes de permitir a implementação e/ou desenvolvimento de técnicas de análise de QEE.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Wesley Angelino de. Desenvolvimento de sistema de aquisição e processamento para aplicações em qualidade de energia. 2011. 119 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.