Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento dos mecanismos de resistência em Salmonella spp. e Escherichia coli isoladas de animais de produção agropecuária e alimentos derivados

Processo: 09/04975-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Nilton Erbet Lincopan Huenuman
Beneficiário:Ketrin Cristina da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia veterinária   Farmacorresistência bacteriana   Drogas veterinárias   Antibióticos   Salmonella

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende contribuir para o monitoramento da resistência aos antibacterianos em Salmonella spp. isolada de animais de criação agropecuária e alimentos derivados, visando resguardar a qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e de insumos agropecuários, onde é sabido que o uso de antibióticos é amplamente empregado com fins terapêuticos, profiláticos, ou mesmo como promotores de crescimento (aditivo de ração). O trabalho a ser realizado faz parte do estudo multicêntrico "Desenvolvimento e aplicação de metodologia nacional para o estudo farmacocinético, a determinação do período de carência e a realização de análises de risco para medicamentos veterinários de uso em animais de produção" (Coordenado pelo Prof. Dr. João Palermo Neto da FMVZ/USP), o qual objetiva o estabelecimento de parâmetros nacionais, de validade internacional para medicamentos veterinários empregados em raças/linhagens de aves, bovinos e suínos de grande interesse para o agronegócio do país. Adicionalmente, os experimentos a serem realizados serão estendidos para avaliar o impacto da resistência nestas espécies aos antibióticos de uso humano, para contribuir no esclarecimento da origem da resistência em bactérias associadas com infecções humanas, um atual problema de urgência clínica e epidemiológica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ketrin Cristina da. Monitoramento dos mecanismos de resistência em Salmonella spp. e Escherichia coli isoladas de animais de produção agropecuária e alimentos derivados.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.