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Tornar-se aluno(a) indígena: a etnografia de uma escola Guarani Mbyá

Processo: 09/05000-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Clarice Cohn
Beneficiário:Amanda Rodrigues Marqui
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Guarani Mbya   Povos indígenas   Educação escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia da criança | educação escolar indígena | guarani mbya

Resumo

Este projeto pretende analisar o tornar-se aluno(a) indígena, visando apontar o que significa ir à escola na perspectiva das crianças Guarani Mbyá. A criança será aqui tomada como ator social ativo e produtor de cultura, e a escola será abordada como um espaço em que as crianças tornam-se alunos, como uma das práticas de autopoieses ou seja, de produção de significados sobre o seu mundo. Sendo assim, minha investigação pretende compreender como estas crianças produzem significados no contexto escolar e na condição de alunos indígenas, tomando a escola como um espaço de fronteira em que se articula os conhecimentos, o "modo de ser" Guarani Mbyá e suas práticas de ensino e de aprendizagem com os conhecimentos e métodos pedagógicos escolares. Esta etnografia de uma escola Guarani Mbyá irá contribuir para a compreensão dos significados atribuídos pelas crianças ao ir à escola, espaço onde se dão novas formas de construção de conhecimento - indígena e não-indígena - em novas relações.

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