Busca avançada
Ano de início
Entree

Disputas inter-regionais em minas: cultura política e estratégias de dominação (1870-1918)

Processo: 09/05092-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Márcia Pereira da Silva
Beneficiário:Fábio Francisco de Almeida Castilho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):República   Café   Modernidade   Escravidão   Minas Gerais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:café | Elite | História | modernidade | Política | República | Cultura Política

Resumo

O presente projeto busca desdobrar a pesquisa intitulada "Entre a locomotiva e o fiel da balança: a transição da mão-de-obra no Sul de Minas (1870-1902)", desenvolvida para obtenção do título de mestre na Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF- entre 2007 e 2008. Neste trabalho buscamos compreender o discurso da elite sobre a transição da mão-de-obra escrava para a livre numa das regiões mais dinâmicas de Minas Gerais, tendo como principal fonte de pesquisa os periódicos locais. Assim, foram analisados jornais de diferentes facções políticas; conservadores, liberais e republicanos; que apresentaram diferentes posturas frente às transformações no mundo do trabalho; emancipacionistas, abolicionistas, imigrantistas, etc. Desta forma, pudemos observar como a elite proprietária oscilou entre os diferentes projetos para solucionar a crise da mão-de-obra na região. No entanto, com a pesquisa nos jornais e de posse de vasta documentação sobre os editores e proprietários dos periódicos, formulamos novas perguntas que aguardam respostas. A crise do regime monárquico veio acompanhada do surgimento e da expansão do movimento republicano no final do século XIX. No período, a imprensa foi palco dos debates institucionais, bem como influenciou fortemente a política local. No doutorado pretendemos recuperar os modelos e disputas que circularam nos periódicos sul-mineiros em volta da transição do regime monárquico para o republicano, para melhor compreender as configurações que ensejaram a produção e difusão desse novo regime político. Com este escopo, elaboraremos uma prosopografia dos redatores dos periódicos sul-mineiros. A biografia coletiva permitirá a compreensão dos variados posicionamentos políticos que influenciaram o republicanismo local que, em sua vertente dominante, esteve intimamente vinculado ao projeto de "modernização conservadora" da elite, detentora de capital econômico e político que lhes permitiu manter-se no controle do estado após a Proclamação da República, com a promoção do desenvolvimento urbano e do desejo de experimentar as benesses da modernidade que se anunciava. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTILHO, Fábio Francisco de Almeida. Como Esaú e Jacó: as oligarquias sul-mineiras no final do Império e Primeira República. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.