Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da deficiência dietética de magnésio na resistência insulínica e na resposta inflamatória em ratos alimentados com dieta hiperlipídica

Processo: 09/05624-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Célia Colli
Beneficiário:Cristiane Hermes Sales
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos Wistar   Resistência à insulina   Nutrição experimental   Inflamação   Magnésio   Dieta hiperlipídica

Resumo

A epidemia da obesidade atinge os mais diversos extratos da população mundial, e, em virtude dos eventos adversos atrelados a esta doença, resultantes do aumento de peso corporal, de porcentagem de gordura corporal, associado a erros alimentares, predispõe a maior risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, dislipidemias, entre outras doenças, cuja incidência acompanha a ascendência da obesidade, e aumentam o risco de morbidade e mortalidade. Atrelado a essa gênese de fatores associados à obesidade, especula-se que a deficiência de magnésio (Mg), cada vez mais evidenciada em estudos populacionais, pode ser um fator chave para aumentar os riscos potenciais das desordens resultantes da obesidade, as quais, como a obesidade, comumente, são acompanhadas por uma marcada resposta inflamatória. Neste estudo, pretende-se avaliar os efeitos da exposição a diferentes concentrações dietéticas de Mg sobre a resistência insulínica e a resposta inflamatória em ratos alimentados com dieta hiperlipídica. A princípio será feito um estudo piloto para testar a dieta hiperlipídica, em seguida, um segundo grupo de animais serão expostos a diferentes concentrações de Mg associado a dieta hiperlipídica, e avaliados parâmetros de resposta inflamatória e resistência insulínica, junto a avaliação do status de Mg, que será avaliado através de diferentes compartimentos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARLI, EDUARDO; LOBO, ALEXANDRE R.; SALES, CRISTIANE H.; TEIXEIRA, PRYSCILA D. S.; SALES, ANA LINA DE CARVALHO C.; COLLI, CELIA. Short-term dietary magnesium restriction lowers spleen iron concentrations in growing rats fed a high-fat diet. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 59, n. 2, 2, SI, p. 1298-1303, DEC 2014. Citações Web of Science: 0.
SALES, CRISTIANE HERMES; DOS SANTOS, ADRIANA RODRIGUES; CORREA CINTRA, DENNYS ESPER; COLLI, CELIA. Magnesium-deficient high-fat diet: Effects on adiposity, lipid profile and insulin sensitivity in growing rats. Clinical Nutrition, v. 33, n. 5, p. 879-888, OCT 2014. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.