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Escravo, africano, negro e afro-descendente: a representação do negro no contexto pós-abolição em livros do PNLEM (2008)

Processo: 09/06636-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Oliveira Silva
Beneficiário:Mírian Cristina de Moura Garrido
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afrobrasileiro | livro didático | Pós-Abolição | Representação | Representação do negro no livro didático

Resumo

A experiência escravocrata brasileira influenciou a sociedade do país nos mais diversos períodos, sendo os afro-descendentes a parcela mais afetada pela instituição escravista. O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das representações possíveis presentes em manuais didáticos com relação a um tema fundamental quando se pensa em valorização da historiografia do negro brasileiro, o período da "emancipação" dos escravos. Apesar da escolha de um período, pretende-se não perder a perspectiva de outros temas fundamentais dessa historiografia, tais como o período da escravidão e das rebeliões escravas. A proposta se justifica por pelo menos dois motivos: 1) os livros didáticos são objetos de ampla inserção na sociedade brasileira contemporânea e seu conteúdo tem sido amplamente criticado, a partir da abertura política do país, além disso, é inegável que o conteúdo do livro didático molda a noção de História dos cidadãos de uma sociedade; 2) os movimentos negros têm reivindicado a inserção e/ou renovação dos conteúdos que possam constituir identidades positivas, um resultado parcial seria a aprovação da Lei 10.639/03. Ao longo da pesquisa, tentaremos evidenciar também, a crescente importância econômica e pedagógica que tem circundado os materiais didáticos brasileiros, considerados o principal produto mercadológico das empresas editorias, que possuem como maior comprador de seus produtos o governo brasileiro. Metodologicamente optou-se pela análise do discurso, pautado nas discussões de Eni Pulcinelli Orlandi; e pelo conceito de representação de Roger Chartier; acreditamos que esses dois referenciais teóricos possam tornar visível quais são as possíveis apreensões dos leitores de livros didáticos acerca de um período historiográfico fundamental para o segmento negro de nossa sociedade. (AU)

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