Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusão de alunos com deficiência intelectual: considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar

Processo: 09/06649-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Anna Augusta Sampaio de Oliveira
Beneficiário:Fernanda Oscar Dourado Valentim
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Inclusão   Deficiência intelectual

Resumo

Desde a década de 1990 o Brasil vem recebendo orientação de documentos no âmbito internacional para a construção de sistemas educacionais inclusivos. Para tanto tem elaborado dispositivos legais internos que procuram atender tais orientações. A proposta de inclusão de alunos com deficiência na escola regular implica em profundas mudanças na concepção de educação e conseqüentemente nas concepções sobre avaliação do rendimento escolar e estas mudanças podem ser subsidiadas pela teoria histórico-cultural. A avaliação, tradicionalmente, tem se constituído em práticas de exclusão, classificação e seleção, e pensada assim, desvinculada do processo ensino-aprendizagem não cumpre seu papel formativo e dinâmico numa escola que visa a inclusão e valorização da diversidade. Considerando que a avaliação do rendimento escolar, pautada num processo dinâmico, que reconheça a zona de desenvolvimento proximal pode oferecer informações sobre os alunos e seus processos de aprendizagem, este projeto de pesquisa tem por objetivos fazer uma análise de como os processos avaliativos de alunos com deficiência intelectual vêm se desenvolvendo no Ensino Fundamental-ciclo I de Marília sob a ótica da inclusão educacional, assim como apresentar aos professores um referencial de avaliação desenvolvido pelo município de São Paulo e constatar as implicações da aplicabilidade deste na escola, focando as expectativas curriculares de Língua Portuguesa. Este referencial tem o objetivo de oferecer ao professor, indicativos para uma avaliação e acompanhamento da aprendizagem escolar dos alunos com deficiência intelectual, nos contextos comuns do ensino regular e subsidiar a avaliação pedagógica do mesmo considerando as áreas do desenvolvimento e currículo. A realização deste estudo se dará mediante adesão teórico-metodológica ao materialismo histórico dialético, que propõe uma análise da totalidade do real em seu movimento e conjunto. Isso associado a leituras de referências específicas, legislação norteadora do MEC na área de inclusão educacional e a respeito de avaliação do rendimento escolar. A execução do projeto de pesquisa está prevista em 4 semestres. Os resultados deste projeto devem subsidiar os estudos em inclusão e avaliação educacional.Palavras - chave: Inclusão. Avaliação do rendimento escolar. Deficiência Intelectual. Referencial de avaliação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado. Inclusão de alunos com deficiência intelectual : considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar. 2011. 143 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.