Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica hidrológica de vertentes e processos erosivos lineares na Bacia Água da Faca, Piratininga (SP)

Processo: 09/06660-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Bianca Carvalho Vieira
Beneficiário:Rodrigo Augusto Stabile
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Erosão hídrica   Permeabilidade do solo   Geomorfologia

Resumo

Sendo a erosão muito controlada pela hidrologia do ambiente em que ela se insere, é necessária uma melhor análise dos fatores e mecanismos que controlam os processos hidrológicos e erosivos. Conhecer o sistema de fluxos de água de uma determinada área tem essencial importância para a compreensão dos processos erosivos faz surgir a necessidade de uma análise mais profunda dos processos hidrológicos que estão associados à erosão.Desta maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre dinâmica hidrológica das vertentes e os processos erosivos lineares na bacia Água da Faca, Piratininga (SP).As etapas metodológicas estão divididas em seis fases, as quais, em alguns casos, poderão ser desenvolvidas simultaneamente: (5.1) a primeira tem por finalidade a seleção da área de estudo; (5.2) a segunda objetiva avaliar a evolução dos processos erosivos lineares; (5.3) a terceira etapa pretende identificar as descontinuidades hidráulicas nos perfis de alteração por meio da estimativa da condutividade hidráulica saturada (Ksat) in situ; (5.4) a quarta objetiva avaliar a influência das propriedades físicas dos solos na variação da Ksat; (5.5) a quinta etapa tem por finalidade identificar as redes de fluxos hídricos subsuperficiais; finalmente, a sexta e última etapa (5.6) irá analisar a relação entre a dinâmica hidrológica e os processos erosivos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STABILE, Rodrigo Augusto. Limites críticos topográficos de feições erosivas lineares em Piratininga (SP). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.