Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de agentes modificadores de cromatina na transferência nuclear de células somáticas em bovinos

Processo: 09/06689-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Flávio Vieira Meirelles
Beneficiário:Juliano Rodrigues Sangalli
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Reprogramação nuclear   Metilação de DNA   Biotecnologia da reprodução   Epigênese genética

Resumo

A clonagem em bovinos tem ganhado importância crescente na pecuária nacional com o aumento da demanda pela clonagem de animais geneticamente superiores e com o surgimento de empresas que disponibilizam esta tecnologia aos pecuaristas. Além das aplicações comerciais a técnica de transferência nuclear (TN) também serve como modelo para estudo do desenvolvimento embrionário e da reprogramação nuclear. No entanto, a técnica ainda possui limitações, em especial, uma baixa eficiência em gerar animais a termo. A principal razão para esta eficiência insatisfatória reside na inadequada reprogramação nuclear (remodelação da cromatina) da célula doadora de núcleo após a transferência nuclear. Em outras palavras, os padrões epigenéticos (metilação de DNA e modificações pós-transcricionais nas proteínas histonas) resultantes da remodelação da cromatina pelo oócito receptor são na maioria das vezes incompatíveis com o desenvolvimento. O emprego de moléculas capazes de modificar a cromatina e auxiliar a reprogramação nuclear produzida pelo citoplasma do oócito consiste em uma estratégia capaz de mudar o panorama da clonagem. A presente proposta tem como objetivos avaliar o uso de inibidores das DNA metiltransferases (agentes desmetilantes) e inibidores das histonas desacetilases (agentes acetilantes) em linhagens celulares destinadas à TN, avaliando as diferenças epigenéticas resultantes nas células e visando aumentar a eficiência da clonagem em bovinos modificando a cromatina da célula doadora de núcleo antes da transferência para o oócito receptor. Em anexo, são apresentados resultados preliminares que indicam efeito positivo do uso de agentes modificadores da cromatina nas taxas de desenvolvimento de embriões clonados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANGALLI, JULIANO RODRIGUES; CAMARA DE BEM, TIAGO HENRIQUE; PERECIN, FELIPE; CHIARATTI, MARCOS ROBERTO; OLIVEIRA, LILIAN DE JESUS; DE ARAUJO, RENO ROLDI; VALIM PIMENTEL, JOSE RODRIGO; SMITH, LAWRENCE CHARLES; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA. Treatment of Nuclear-Donor Cells or Cloned Zygotes with Chromatin-Modifying Agents Increases Histone Acetylation But Does Not Improve Full-Term Development of Cloned Cattle. CELLULAR REPROGRAMMING, v. 14, n. 3, p. 235-247, JUN 2012. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.