Busca avançada
Ano de início
Entree

Disfunção temporomandibular, força de mordida e atividade eletromiográfica dos músculos mastigatórios em indivíduos com deformidade dentofacial

Processo: 09/06562-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Giédre Berretin-Felix
Beneficiário:Dannyelle Christinny Bezerra de Oliveira Freitas Passos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Maloclusão   Eletromiografia   Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular   Força de mordida

Resumo

Situações de desequilíbrio estrutural, como as deformidades dentofaciais, podem estar relacionadas a quadros de disfunção da articulação temporomandibular (DTM), envolvendo os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular e as estruturas associadas. Assim, se faz necessário compreender o impacto da DTM na fisiologia do sistema estomatognático dos indivíduos com tais deformidades. O objetivo desse estudo é analisar a influência da disfunção temporomandibular (DTM) na força de mordida e na atividade eletromiográfica dos músculos mastigatórios em indivíduos com deformidades dentofaciais. Serão avaliados 30 adultos jovens com má oclusão esquelética, em tratamento ortodôntico pré-cirúrgico, com idades variando entre 18 e 40 anos. Será constituído um grupo controle composto por indivíduos com equilíbrio dentofacial, pareados segundo o sexo e a idade com o grupo de estudo. Aplicar-se-á o questionário anamnético de DTM e o protocolo de exame do RDC/TMD, a fim de verificar e classificar o grau e o tipo de DTM. Além disso, os indivíduos serão submetidos à avaliação eletromiográfica durante a contração voluntária isométrica máxima (apertamento dentário) dos músculos elevadores da mandíbula (masseter e temporal bilateral), ao mesmo tempo em que será registrada a força de mordida, utilizando o equipamento EMG System do Brasil. Os resultados serão tabulados e analisados a partir de tratamento estatístico pertinente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANNYELLE CHRISTINNY BEZERRA DE OLIVEIRA FREITAS PASSOS; PAULO CÉSAR RODRIGUES CONTI; HUGO NARY FILHO; GIÉDRE BERRETIN-FELIX. Ocorrência de disfunção temporomandibular em indivíduos com deformidade dentofacial. Revista CEFAC, v. 17, n. 4, p. -, Ago. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASSOS, Dannyelle Christinny Bezerra de Oliveira Freitas. Disfunção temporomandibular, força de mordida e atividade eletromiográfica dos músculos mastigatórios em indivíduos com deformidade dentofacial. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.