Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros comportamentais e químicos na interação entre o caranguejo-aranha Libinia spinosa (Majoidea) e a anêmona Calliactis tricolor (Hormathidae)

Processo: 09/06826-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Tânia Marcia Costa
Beneficiário:Leonardo Cesar Bernini de Souza
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Simbiose   Antozoários

Resumo

O presente projeto tem como objetivo avaliar, sob condições de laboratório, parâmetros comportamentais e químicos na interação entre o caranguejo-aranha Libinia spinosa e sua anêmona simbiótica Calliactis tricolor. A partir do objetivo geral, as seguintes hipóteses serão testadas: a) Indivíduos de todos os grupos de interesse (machos e fêmeas adultos e jovens) de L. spinosa interagem da mesma maneira (quali e quantitativamente) com C. tricolor; b) O caranguejo L. spinosa reconhece a anêmona C. tricolor no ambiente através de estímulos químicos; c) Existe de um período de aclimatação entre o caranguejo e a anêmona antes da fixação. Os animais serão capturados com barco de pesca de camarão (rede de arrasto do tipo "Otter-trawl"). Em laboratório, os caranguejos serão checados quanto à sua identificação, mensurados (largura máxima da carapaça em mm) e o sexo determinado (exame do abdome e do número de pleópodos). As anêmonas, também, serão checadas quanto à sua identificação e mensuradas quanto ao diâmetro basal da coluna em mm. Três experimentos em laboratório serão conduzidos para testar as hipóteses acima. Antes de iniciar aos experimentos, os animais serão mantidos isolados em aquários de vidro (70cmx35cmx40cm) por um período de sete dias para sua aclimatização, com temperatura, fotoperíodo e alimentação (duas vezes ao dia) constante. No experimento 01, os caranguejos de todos os grupos demográficos (machos e fêmeas jovens e adultos) serão mantidos isolados em aquários com três anêmonas para cada hospedeiro. Esse experimento terá dois fatores: sexo (fator fixo com dois níveis: macho e fêmea) e maturidade sexual (fixo com dois níveis: jovem e adulto). Os fatores serão ortogonais e cada uma das combinações terá 5 réplicas. A variável resposta será o tempo e o número de anêmonas fixadas por indivíduo. No experimento 02, o grupo utilizado será definido pelos resultados obtidos no experimento 01. Serão testadas as seguintes condições: tratamento 01: as três anêmonas serão colocadas em tubo de PVC ou de vidro opaco; tratamento 02: as anêmonas serão colocadas em tubo de PVC ou de vidro transparente. No experimento 2 terá um fator: contato visual com a anêmona (fator fixo: um grupo com contato visual, e outro sem). A variável resposta será o tempo. Já no experimento 3, este apresentará um fator: anêmonas (fator fixo: uma que já entrou em contato com o hospedeiro e outra que não entrou). A variável resposta será o tempo para aclimatação e fixação da anêmona. Os dados serão avaliados primeiramente quanto à homocedasticidade e normalidade e transformação dos dados será utilizada para atingir tais premissas, caso necessário. Assim, caso ambas as premissas sejam aceitas serão avaliados através de uma ANOVA de duas vias. Caso as premissas não sejam aceitas, testes não-paramétricos (Friedman) serão aplicados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Leonardo Cesar Bernini de. Parâmetros comportamentais e químicos na interação entre o caranguejo-aranha Libinia spinosa (Majoidea) e anêmona Calliactis tricolor (Hormathidae). 2011. 31 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.