Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do peso adicional no comportamento exploratório de lactentes pré-termo

Processo: 09/06841-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Daniele de Almeida Soares Marangoni
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria   Lactentes

Resumo

Considerando-se que as mudanças no processo de adaptabilidade do organismo ocorrem em resposta à influência convergente de restrições intrínsecas e extrínsecas, estudos têm demonstrado que, separadamente, a adição de peso nos punhos e a prematuridade são fatores que afetam os movimentos dos membros superiores em lactentes. Todavia, a literatura sobre tais temas ainda é escassa e existe uma lacuna quanto à verificação do efeito funcional combinado do acréscimo de peso e da prematuridade nas ações exploratórias em lactentes. Sendo assim, o presente estudo pretende verificar o efeito do peso adicional no desenvolvimento do alcance e do comportamento exploratório de lactentes pré-termo. Serão estudados longitudinalmente dois grupos de lactentes: a) 10 lactentes a termo, de 37-41 semanas de idade gestacional, e b) 10 lactentes pré-termo de baixo-risco de 28-36 semanas e 6 dias de idade gestacional, na faixa etária de 5 a 7 meses. Os lactentes deverão estar em estado de alerta e serão posicionados em uma cadeira infantil inclinada a 50º, sendo testados em duas condições experimentais: linha de base (A) e uso do peso (B). Na condição A será apresentado um objeto maleável e atrativo na linha média e a uma distância correspondente ao comprimento do braço do lactente, por um período de 2 minutos, com intervalo de 5 segundos entre cada apresentação. Na condição B será realizado o mesmo procedimento da condição A, entretanto adicionando-se, em ambos os punhos, um bracelete com peso de 20% da massa total do membro do lactente. Toda a fase experimental será filmada por quatro câmeras filmadoras digitais. As imagens serão analisadas quadro a quadro por meio do sistema Dvideow 5.0. O alcance manual será verificado em termos dos ajustes proximais (alcance uni ou bimanual), ajustes distais (orientação e abertura da mão) e preferência manual. As variáveis exploratórias consideradas serão: deslizamento das mãos/dedos pelo objeto, reposicionamento das mãos após tocar o objeto, chacoalhar objeto, bater a mão no objeto, bater com o objeto, e levar objeto à boca. Para o tratamento estatístico das variáveis será utilizado o teste ANOVA e o post hoc de Tukey. A análise da interação entre as variáveis será realizada por meio da Correlação de Spearman. O nível de significância considerado será de a = 0,05. Com esse estudo espera-se obter uma melhor compreensão sobre como o sistema sensório-motor de lactentes pré-termo ajusta-se ao acréscimo de peso nos punhos, bem como contribuir para o embasamento de medidas de prevenção e intervenção de disfunções do desenvolvimento sensório-motor nesses lactentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, ANDREA BARALDI; SOARES, DANIELE DE ALMEIDA; CARVALHO, RAQUEL DE PAULA; ROSANDER, KERSTIN; VON HOFSTEN, CLAES; TUDELLA, ELOISA. Maturational and situational determinants of reaching at its onset. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 41, p. 64-72, NOV 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.