Busca avançada
Ano de início
Entree

Valorização do espaço, urbanização e fragilidade ambiental no litoral norte do Estado de São Paulo: um estudo de caso nos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela

Processo: 09/06848-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Antonio Carlos VITTE
Beneficiário:Kenia Nogueira Diógenes da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Litoral   Urbanização   Geografia urbana   Fragilidade ambiental

Resumo

A produção do espaço, expresso na histórica relação sociedade/natureza, vem sendo feita dentro dos moldes capitalistas de apropriação do espaço, este vem sendo entendido como palco dessa relação. Com o desenvolvimento da sociedade capitalista o espaço foi sendo valorizado a medida que este foi servindo para atender as novas demandas da sociedade industrial. O processo intenso de urbanização brasileiro, principalmente a partir da década de 60, transformou os espaços e contribuiu para uma apropriação e consumo da natureza de forma mais significativa e sob diversos aspectos. O litoral norte de paulista, composto por quatro municípios que se localizam entre a planície litorânea e a encosta da Serra do mar, teve seu espaço valorado e valorizado dentro da lógica capitalista de especulação imobiliária e sua natureza consumida pela população de veraneio e pelos agentes do turismo na região. A associação de todos esses fatores pode implicar numa situação de fragilidade ambiental. O objetivo desse trabalho é fazer a caracterização da fragilidade ambiental do litoral Norte do Estado de São Paulo frente a crescente apropriação e valorização do espaço e o consumo da natureza sob a ótica da organização social capitalista.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Kenia Nogueira Diógenes da. Relações entre a vulnerabilidade social e a fragilidade ambiental no litoral norte paulista : o caso dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.