Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições para problemas integrados de roteamento de veículos e de carregamento de contêineres

Processo: 09/07423-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Leonardo Junqueira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03496-3 - Teoria e prática dos problemas de corte e empacotamento, AP.TEM
Assunto(s):Problemas de carregamento de contêineres   Problemas de roteamento de veículos   Meta-heurística   Otimização combinatória

Resumo

O objeto do presente projeto de doutorado é o problema combinado de roteamento de veículos (vehicle routing) e de carregamento de contêineres (container loading). Na prática, as demandas de clientes por mercadorias são compostas por itens discretos, como caixas retangulares, que devem ser carregadas/arranjadas ortogonalmente dentro de veículos, para que estes, por sua vez, possam percorrer uma rota de entrega, visitando cada cliente e descarregando as mercadorias demandadas. Da tentativa de abordar este caso realista é que surge a combinação (ou integração) do roteamento de veículos com o carregamento de contêineres. Nossa motivação para estudá-la é que, além de serem problemas de otimização combinatória em geral de difícil solução exata (ambos os problemas são NP-difíceis), eles são importantes nas atividades logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de produtos. Nossos principais objetivos neste projeto de doutorado são: (i) estudar e desenvolver modelos de programação matemática para o problema integrado de roteamento de veículos e de carregamento de contêineres, implementá-los em uma linguagem de modelagem e resolvê-los com o uso de solvers e de heurísticas baseadas em programação linear inteira mista, (ii) pesquisar e desenvolver outros métodos heurísticos, metaheurísticos ou que combinem programação matemática e metaheurísticas (matheuristics), para resolver este problema, e (iii) analisar e comparar o desempenho dos métodos desenvolvidos ao resolver exemplos extraídos da literatura e de situações reais em que este problema aparece. Para isso, estudos de caso deverão ser realizados em sistemas reais de distribuição de produtos. O presente projeto é parte das atividades previstas no Projeto Temático FAPESP "Teoria e Prática dos Problemas de Corte e Empacotamento" (processo número: 2006/03496-3), em andamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNQUEIRA, LEONARDO; MORABITO, REINALDO. Heuristic algorithms for a three-dimensional loading capacitated vehicle routing problem in a carrier. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING, v. 88, p. 110-130, OCT 2015. Citações Web of Science: 18.
JUNQUEIRA, LEONARDO; OLIVEIRA, JOSE F.; CARRAVILLA, MARIA ANTONIA; MORABITO, REINALDO. An optimization model for the vehicle routing problem with practical three-dimensional loading constraints. International Transactions in Operational Research, v. 20, n. 5, SI, p. 645-666, SEP 2013. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.