Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação da biodiversidade em um assentamento agroextrativista do Cerrado

Processo: 09/07702-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco
Beneficiário:Igor Simoni Homem de Carvalho
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Etnoecologia   Ecologia da paisagem   Assentamento rural   Cerrado

Resumo

O Cerrado é considerado um hotspot de biodiversidade, ou seja, um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. A conservação dessa biodiversidade exige ações que resultem não somente na criação de Unidades de Conservação, mas também na conectividade entre os fragmentos preservados existentes, na recuperação de áreas degradadas e no uso sustentável dos recursos naturais. As comunidades rurais do Cerrado abrigam grande potencial de conservação, em especial aquelas dotadas de conhecimentos tradicionais e adeptas de práticas agroecológicas. O Assentamento Agroextrativista Americana (Grão Mogol-MG, meso-região Norte de Minas) é uma experiência em curso de uso sustentável dos recursos do Cerrado, onde parte das famílias praticam o agroextrativismo e outra parte não. O presente projeto de pesquisa pretende analisar de que maneira essas duas práticas agrícolas têm influenciado a conservação da biodiversidade local, utilizando como indicador principal o nível de conectividade da vegetação nativa. As principais referências metodológicas são a Ecologia de Paisagens (incluindo análise de imagens de satélite) e a Etnoecologia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Igor Simoni Homem de. Campesinato e biodiversidade no Cerrado : um estudo sobre o Assentamento Americana (Grão Mogol-MG) à luz da agroecologia. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.