Busca avançada
Ano de início
Entree

IMOBILIZAÇÃO DE TANASE DE Paecilomyces variotti E ESTUDO DAS QUIMIOSELETIVIDADE NAS REAÇÕES DE SINTESE E HIDROLISE

Processo: 09/07576-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Gabriela Alves Macedo
Beneficiário:Patrícia Fernanda Schons
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imobilização   Bioquímica

Resumo

Tanases (E.C: 3.1.1.20) são esterases que hidrolisam ligações éster e ligações depsídicas em substratos como ácido tânico, epicatequina galato, epigalocatequina galato em meio aquoso e sintetizam ésteres de ácido gálico em meio com álcool contendo solvente orgânico. Enzimas são empregadas em diversos setores industriais, contudo, sua utilização, frequentemente, é limitada devido a sua baixa estabilidade e elevado custo, uma das formas de solucionar este problema é através da imobilização enzimática. A síntese de galatos é importante por produzir compostos naturais com elevada capacidade antioxidantes, que podem ser empregados na substituição daqueles sintéticos como BHA e BHT, TBHQ. Este projeto objetiva estudar e otimizar a imobilização da enzima tanase de Paecilomyces variotti em diferentes suportes. Posteriormente a enzima bruta e a imobilizada será empregada no estudo da síntese de ésteres de ácido gálico e no esdo da quimioselidade e dfeentes subtrtos steics como epigalatos e lgitanios. As reações de síntese de ésteres serão otimizadas empregando planejamento de experimentos onde as variáveis em estudo para a síntese serão concentração do substrato e da enzima, temperatura, agitação, pH, concentração de água e sorbitol e na hidrólise serão concentração do substrato e da enzima, temperatura, agitação e pH. A reação será acompanhada após 2, 4, 6, 12 e 24 horas do início do experimento.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHONS, Patrícia Fernanda. Imobilização da tanase de Paecilomyces variotii e ação em reações de hidrólise e síntese. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.