Busca avançada
Ano de início
Entree

Características limnológicas de viveiros de Camarão-da-Amazônia (Macrobrachium amazonicum), uso e destino do Aguapé (Eichhornia crassipes) como alternativa de tratamento do efluente

Processo: 09/07894-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Antonio Fernando Monteiro Camargo
Beneficiário:Alexandre Augusto Oliveira Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Carcinocultura   Ecologia aplicada   Camarão   Palaemonidae   Aguapé   Eichhornia   Tratamento de águas residuárias

Resumo

A prática da carcinicultura pode alterar as características da água utilizada nos viveiros de cultivo. Entretanto, são poucas as informações sobre o uso de aeradores e renovação da água em carcinicultura de água doce e sobre a eficiência de macrófitas aquáticas na remoção de nutrientes e materiais particulados do efluente de aquicultura. Neste contexto, pretende-se realizar 2 experimentos, com os seguintes objetivos: 1) avaliar as possíveis alterações nas características limnológicas, provocadas pelo manejo, na fase de crescimento final do Camarão-da-Amazônia (Macrobrachium amazonicum) e avaliar a eficiência do Aguapé (Eichhornia crassipes) no tratamento dos efluentes; 2) avaliar a digestibilidade aparente de E. crassipes, produzida no sistema de tratamento, e fornecida na ração do Camarão-da-Amazônia (M. amazonicum). O primeiro experimento já foi concluído no setor de carcinicultura do CAUNESP, em 12 viveiros de fundo natural com aproximadamente 0,01 ha de área, povoados com 40 pós-larvas.m-2. Mensalmente foi determinada a biomassa de M. amazonicum e semanalmente foram determinados os valores das variáveis da água de abastecimento, dos viveiros e dos efluentes: temperatura, pH, oxigênio dissolvido, clorofila-a, Material Particulado em Suspensão (MPS), Nitrogênio Total (NT), nitrito (N-NO2), nitrato (N-NO3), amônia (N-NH4), fósforo total (PT), P-ortofosfato (P-PO4) e alcalinidade (ALC). Foram utilizados 6 aeradores para verificar o efeito da aeração suplementar nas características limnológicas dos viveiros e dos efluentes. Ainda nesse experimento, foram construídos sistemas para tratamento dos efluentes utilizando o Aguapé (E. crassipes), com tempo de retenção hidráulica de 12h, e sistemas de tratamento de água da despesca dos viveiros com TRH de 21 dias. No segundo experimento, serão confeccionadas rações contento 30% da biomassa total de E. crassipes, utilizada no sistema de tratamento de efluente do primeiro experimento. A ração será fornecida diariamente aos camarões (M. amazonicum) numa proporção de 7% da biomassa total. Em seguida as fezes dos animais serão coletadas por sifonamento e utilizadas para os testes de digestibilidade aparente dos ingredientes. Será realizado o perfil de aminoácidos totais no aguapé, nas dietas, na carcaça e nas fezes do Camarão-da-Amazônia. Também serão realizados testes de lixiviação das rações controle (dieta padrão) e na ração acrescida com o Aguapé. Com esta espécie de camarão de água doce, não existem trabalhos que avaliem a digestibilidade de rações e os aminoácidos essenciais ao seu desempenho produtivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA SANTOS, ALEXANDRE AUGUSTO; MONTEIRO CAMARGO, ANTONIO FERNANDO. Constructed wetlands for treatment of harvest effluents from grow-out ponds of the Amazon river prawn. AQUACULTURE RESEARCH, v. 46, n. 11, p. 2676-2684, . (09/07894-1)
OLIVEIRA SANTOS, ALEXANDRE AUGUSTO; AUBIN, JOEL; CORSON, MICHAEL S.; VALENTI, WAGNER C.; MONTEIRO CAMARGO, ANTONIO FERNANDO. Comparing environmental impacts of native and introduced freshwater prawn farming in Brazil and the influence of better effluent management using LCA. Aquaculture, v. 444, p. 151-159, . (09/07894-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Alexandre Augusto Oliveira. Sustentabilidade ambiental da criação de camarões de água doce e uso do aguapé no tratamento dos efluentes. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.