Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca por alvos de regulação pelo segundo mensageiro c-diGMP em Pseudomonas aeruginosa

Processo: 09/08198-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Baldini
Beneficiário:Gianlucca Gonçalves Nicastro
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Diguanilato cíclico   Pseudomonas aeruginosa

Resumo

Pseudomonas aeruginosa é uma proteobactéria do grupo gama, que atua como um patógeno oportunista, causando infecções em pacientes imunocomprometidos e sendo o maior causador de infecções crônicas em pacientes portadores de fibrose cística. O segundo mensageiro bis-(3',5')-di-guanosina monofosfato cíclico (c-di-GMP) está relacionado com a patogenicidade e a adaptação de diversas bactérias, coordenando a expressão de genes envolvidos com virulência, motilidade e formação de biofilme. Várias proteínas apresentam o domínio GGDEF, com função de diguanilato ciclase, enquanto proteínas com domínios EAL ou HD-GYP agem como fosfodiesterases de c-di-GMP. O genoma de P. aeruginosa PA14 apresenta vários genes que codificam proteínas envolvidas no metabolismo de c-di-GMP, o que pode indicar um amplo papel regulatório deste nucleotídeo. Este trabalho pretende buscar vias reguladas por c-di-GMP, utilizando uma estratégia genética. Serão construídas linhagens em que os níveis de c-di-GMP possam ser controlados pela superexpressão da fosfodiesterase PvrR ou da diguanilato ciclase PA14_72420, cujos genes estarão sob o controle de um promotor indutível por arabinose. Estas linhagens serão receptoras de uma biblioteca de fusão de tradução, em que a expressão do gene repórter lacZ estará sob o controle de fragmentos aleatórios do cromossomo de PA14. Os clones que apresentarem atividade de ²-galactosidase dependente da concentração intracelular de c-di-GMP serão analisados. Após a identificação dos clones, este trabalho seguirá por duas linhas paralelas: a primeira buscará sequências e/ou estruturas conservadas nas regiões regulatórias, e a segunda irá caracterizar a função de novos genes regulados por c-di-GMP. O estudo de um mecanismo regulatório específico de bactérias poderá trazer não só uma maior compreensão da fisiologia destes organismos, mas também identificar prováveis alvos para o desenvolvimento de novas drogas anti-infectivas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICASTRO, GIANLUCCA G.; KAIHAMI, GILBERTO H.; PEREIRA, THAYS O.; MEIRELES, DIOGO A.; GROLEAU, MARIE-CHRISTINE; DEZIEL, ERIC; BALDINI, REGINA L.. Cyclic-di-GMP levels affect Pseudomonas aeruginosa fitness in the presence of imipenem. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY, v. 16, n. 5, p. 1321-1333, . (11/08841-9, 09/09211-9, 07/03121-2, 09/08198-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NICASTRO, Gianlucca Gonçalves. Busca por alvos de regulação pelo segundo mensageiro c-diGMP em Pseudomonas aeruginosa. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.