Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de médio e longo prazo de sistemas de distribuição de energia elétrica com geradores distribuídos (GDS) considerando custos de confiabilidade, operação e expansão

Processo: 09/08428-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:José Roberto Sanches Mantovani
Beneficiário:Benvindo Rodrigues Pereira Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Geração distribuída   Confiabilidade   Distribuição de energia elétrica   Otimização multiobjetivo

Resumo

Neste projeto de pesquisa a nível de doutorado propõe-se a solução do problema de planejamento de redes de distribuição de média tensão com e sem a presença de GD. Nos diferentes horizontes de planejamento devem ser previstos a construção de alimentadores e subestações, adotando uma modelagem completa para o problema em que as restrições consideradas para o problema são a radialidade do sistema projetado, suprimento da demanda em cada estágio do programa de planejamento e limites máximos de queda de tensão permitidos nos alimentadores. No planejamento de curto de prazo adicionalmente às medidas de planejamento de médio e longo prazo, deve-se contemplar a análise da viabilidade técnica e econômica da alocação de fontes reativas e reguladores de tensão para melhorar o perfil de tensão nos alimentadores. No modelo de planejamento deve ser considerada a natureza multiobjetivo do problema através de duas funções objetivo: Custo de investimentos e o custo de confiabilidade através do cálculo da energia não suprida (ENS) nos possíveis estados restaurativos da rede de distribuição. Desta forma o problema de planejamento de redes de distribuição deve ser formulado como um problema de programação não linear inteiro misto (PNLIM) multiobjetivo. A diferença da proposta deste projeto de pesquisa e algumas encontradas na literatura é o modelo de otimização que deve ser desenvolvido neste trabalho que é completo onde são previstos os possíveis estados restaurativos da rede, natureza aleatória das cargas e a presença de GD na rede de distribuição. Neste modelo para colocar a topologia da rede nos possíveis estados restaurativos com a minimização da ENS devem ser previstos a construção de alimentadores de interconexão e a alocação otimizada de chaves de manobras em pontos estratégicos da rede. Para solução do problema devem ser pesquisadas as metaheurísticas algoritmo evolutivo multiobjetivo e Tabu Search Multiobjetivo (TS-MO), em que os múltiplos objetivos são considerados através dos conceitos de fronteira ótima de Pareto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA JUNIOR, BENVINDO RODRIGUES; COSSI, ANTONIO MARCOS; CONTRERAS, JAVIER; SANCHES MANTOVANI, JOSE ROBERTO. Multiobjective multistage distribution system planning using tabu search. IET GENERATION TRANSMISSION & DISTRIBUTION, v. 8, n. 1, p. 35-45, JAN 2014. Citações Web of Science: 48.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.