Busca avançada
Ano de início
Entree

Fortaleza (ce) vai continuar andando para o leste: suburbanizacao, ideologia e cotidiano

Processo: 09/52109-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Amelia Luisa Damiani
Beneficiário:Francisco Clébio Rodrigues Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Centralidade   Urbano   Cidades   Urbanização   Periferia

Resumo

A produção econômica do espaço ê uma característica da urbanização atual. Esse fenômeno mundial gera uma crise da cidade, pois produz o espaço como mercadoria, logo não acessível a todos. Tal crise pode ser lida na implosão/explosão da cidade, nos problemas ambientais urbanos, no ressecamento das relações sociais, na segregação e na redefinição dos centros e das periferias com a finalidade de valorizar o espaço. A valorização resulta na expulsão dos mais pobres e na eclosão de conflitos sociais. Essa proposta de pesquisa tem como objetivo analisar os fatores responsáveis pelas transformações ocorridas na relação entre o centro e a periferia nas três últimas décadas na cidade de Fortaleza. A investigação fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Henri Lefebvre. Com base neles, entendemos que o espaço urbano transformado em objeto de consumo e troca é uma estratégia utilizada pelo capitalismo financeiro com o propósito de realizar interesses econômicos, lucros, rendas e assim potencializar a acumulação do capital. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Francisco Clébio Rodrigues. Fortaleza (CE) vai continuar andando para o leste: suburbanização, ideologia e cotidiano. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.