Busca avançada
Ano de início
Entree

Polarização da radiação cósmica de fundo: lentes fracas no formalismo causal

Processo: 09/09251-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Luis Raul Weber Abramo
Beneficiário:Paulo Henrique Flose Reimberg
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/13668-0 - Cosmologia na era da precisão: energia escura, matéria escura e radiação cósmica de fundo, AP.TEM
Assunto(s):Cosmologia física   Polarização (astronomia)   Radiação cósmica   Radiação de fundo

Resumo

A polarização da radiação cósmica de fundo representa uma das principais fronteiras do conhecimento na área de Cosmologia. Ela é gerada pelo espalhamento Compton dos fótons da RCF por elétrons livres do meio intergaláctico, e revela uma grande quantidade de informações sobreo universo e sobre esse gás na época em que ocorreram esses espalhamentos. Os dados de polarização têm grande interesse e aplicabilidade, tanto do ponto de vista cosmológico (devido às assinaturas de ondas gravitacionais no modo $B$ da polarização e seu potencial de testar modelos inflacionários e suas alternativas) quanto do astrofísico (reionização do universo, características de aglomerados de galáxias e do meio inter-aglomerado, entre outros). Compreender bem essa polarização, e realizar seu potencial em sua plenitude, é fundamental para extrair toda a informação possível deste importante observável físico. O objetivo desse Projeto de Doutoramento é aprofundar o estudo da polarização da RCF, em especial a interface dos efeitos primordiais eos {\it foregrounds}. Em particular, estamos interessados em obter a descrição do efeito de lentes fracas sobre a polarização, que pode transformar parte do modo-E da polarização em um modo-B, consistindo assim um foreground muito importante (e que deve se tornar dominante em escalas angulares menores do que um grau). Esse sinal é, por um lado, uma fonte de foreground se estamos interessados no modo-B primordial, gerado pelas ondas gravitacionais inflacionárias. Por outro lado, esse sinal pode ter uma importante correlação com as estruturas em largas escalas, e nesse caso é nesse sinal que estamos interessados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIMBERG, Paulo Henrique Flose. Aspectos físico-matemáticos no tratamento de lentes gravitacionais sobre a radiação cósmica de fundo. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.