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Roland Barthes e a fotografia. a verdade da máscara

Processo: 09/52165-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Leda Tenório da Motta
Beneficiário:José Rodrigo Paulino Fontanari
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto de pesquisa aborda a teoria barthesiana para a fotografia. Acompanhando sua progressiva elaboração, ao longo de três décadas, enfoca o surpreendente abandono da questão dos mitos fotográficos midiáticos pelo último Barthes e a introdução do hoje clássico conceito de punctum. Nesta derradeira versão, em que o semiólogo das "mitologias" passou, inesperadamente, a ver certa justeza em parte das imagens fotográficas que nos cercam, o punctum está para o studium assim como a representação motivada está para a contingente. Tal como definido por Barthes, o punctum é um não-sei quê que vem do quadro da foto interpelar seu contemplador, ao passo que o studium nada mais faz que recubra um ponto de informação, num mundo por demais informado e clicado. Trata-se de remeter os dois conceitos a duas tradições gregas bem distintas: a linha platônica de denúncia dos simulacros e dos vãos reflexos, sempre evocada a propósito das imagens técnicas, e a linha mitológica das Górgonas, entidades aterradoras, entre as quais está a Medusa, cujo olhar petrifica quem as ouse mirar. Espera-se com essa pequena escavação arqueológica que vai das Mitologias até A câmara clara, para qual nos valemos das histórias do estruturalismo e lingüísticas gerais e dos mais relevantes estudos em torno da fotografia, não apenas lançar luzes sobre os tão falados deslocamentos na trajetória final de Barthes, mais evocados que deslindados nos raros trabalhos existentes sobre o assunto, mas oferecer subsídios para uma reflexão em profundidade sobre o comportamento dos espectadores na sociedade do espetáculo e sobre a figuração do outro na contemporaneidade. (AU)

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