Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de membranas de hidrogéis para tratamento alternativo de leishmaniose tegumentar

Processo: 09/50926-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Duclerc Fernandes Parra
Beneficiário:Maria José Alves de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose   Hidrogéis   Fármacos

Resumo

O estudo atual da ciência dos polímeros considera a ciência biomédica como sendo uma das áreas de aplicação de grande importância, estabelecendo como finalidade as modificações de estruturas poliméricas na obtenção de novos materiais, como cateteres, marcapassos, tecidos substitutivos, imobilização celular, diagnóstico e suportes para liberação controlada de drogas a partir de hidrogéis sintéticos constituídos de nanogel e microgel. Atualmente, a nanotecnologia é a área de maior crescimento no domínio da ciência de engenharia e biomateriais. O tema surge da convergência da eletrônica, fisica, química, biologia e da ciência dos materiais para a criação de novos sistemas funcionais de dimensões nanoescalares. Nanotecnologia lida com a ciência da tecnologia associada a dimensões na faixa de 0,1 a 100 nm e por ser promissora prevê um impacto importante sobre a tecnologia de fabricação de novos materiais dentre os próximos vinte anos. Nanociência tem sido aplicada na investigação de sistemas inteligentes para liberação de droga. A utilização de polímeros sintéticos e biodegradáveis em sistemas diagnósticos e terapêuticos tem estimulado recentemente a nanotecnologia de sistemas poliméricos com novas estruturas compondo hidrogéis. A utilização de radiação ionizante como processo de reticulação tem demonstrado no decorrer dos anos, progressos nos estudos de liberação de fármacos. Como mostra a literatura atual há grande evidência dos estudos de liberação de fármacos a partir de matrizes poliméricas. Desta forma, explorar o nanogel para liberação de fármaco é uma proposta interessante e contempla uma gama enorme de possibilidade de estudos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Cinco doutorados realizados com apoio da FAPESP receberão Prêmio Capes de Tese 
Cinco doutorados realizados com apoio da FAPESP receberão Prêmio Capes de Tese 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Maria José Alves de. Obtenção de membranas de hidrogéis para tratamento alternativo da Leishmaniose tegumentar. 2013. Tese de Doutorado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.