Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e evolução na simbiose entre bactérias e formigas Attini

Processo: 09/09258-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Mauricio Bacci Junior
Beneficiário:Ana Carolina Marchiori
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Simbiose   Evolução molecular

Resumo

O DNA genômico de diferentes castas e partes do corpo de formigas Attini derivada Atta laevigata, bem como de operárias de Trachymyrmex ulrichi (Attini intermediária) e Mycocepurus goeldi (Attini basal), será extraído e submetido à amplificação por PCR do gene 16S bacteriano. Após clonagem, as seqüências 16S serão determinadas e utilizadas para identificar e classificar as bactérias simbiontes destas formigas em mutualistas, parasitas ou comensais. Primers específicos para algumas destas bactérias simbiontes, consideradas mais importantes para a vida das formigas, serão desenhados para prospectar a presença dos microrganismos em espécies de formigas nos demais 10 gêneros de Attini, para verificar a ubiquidade e co-evolução da simbiose entre bactérias e estas formigas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCHIORI, Ana Carolina. Diversidade e evolução na simbiose entre bactérias e formigas Attini. 2013. 95 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.