Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do lodo de esgoto, antes e após biodegradação por microrganismos, por meio de ensaios com bioindicadores de toxicidade, citotoxicidade, genotoxicidade e mutagenicidade

Processo: 09/09665-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carmem Silvia Fontanetti Christofoletti
Beneficiário:Dânia Elisa Christofoletti Mazzeo Morales
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Lodo de esgoto   Allium cepa   Salmonella typhimurium   Biodegradação   Mutagênese

Resumo

O mau gerenciamento das atividades humanas têm provocado graves impactos aos ecossistemas, comprometendo, seriamente, a qualidade e a manutenção das condições ambientais. Um problema que vem se arrastando nas últimas décadas é a disposição final dos resíduos gerados no processo de tratamento de esgoto, em especial o lodo de esgoto (LE), o qual pode conter substâncias tóxicas, como metais pesados e substâncias orgânicas, além de microrganismos patogênicos. Uma alternativa viável para a destinação do LE é a sua aplicação na agricultura, como recondicionante do solo. Porém, existe uma preocupação desta utilização pelos altos índices de metais pesados que podem ser acrescidos aos solos receptores do LE, e aos conseqüentes prejuízos que estes elementos possam causar sobre a biota associada e a saúde humana. Outro fator a ser considerado é a possível lixiviação de substâncias tóxicas para as águas subterrâneas e para os sistemas fluviais próximos da área de disposição do lodo. A aplicação do processo de biodegradação por microrganismos parece constituir uma metodologia promissora para a diminuição da toxicidade de LE. Para melhor avaliar o potencial tóxico do LE, serão realizados diferentes testes, utilizando diferentes bioindicadores. Este projeto tem como objetivo analisar o potencial tóxico, citotóxico, genotóxico e mutagênico do lodo de esgoto, antes e após o processo de biodegradação por microrganismos, utilizando os sistemas-testes de Salmonella typhimurium, Allium cepa, Eisenia fetida e cultura de células de mamíferos. O LE avaliado será proveniente de ETE de Rio Claro - SP. Os testes serão realizados, expondo os organismos E. fetida e A. cepa ao lodo bruto (100%) e às associações solo/lodo nas proporções 10 e 50% de lodo. Os ensaios com S. typhimurium, A. cepa e cultura de células de mamíferos serão realizados com o solubilizado do lodo bruto e os diferentes solubilizados das associações solo/lodo. Amostras de lodo submetidas à biodegradação por 2, 6 e 12 meses também serão avaliadas por meio dos mesmos testes, para a verificação da efetividade da biodegradação por microrganismos na decomposição das substâncias tóxicas presentes no lodo em substâncias inertes aos organismos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISTOFOLETTI MAZZEO, DANIA ELISA; CASADO, MARTA; PINA, BENJAMIN; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Detoxification of sewage sludge by natural attenuation and implications for its use as a fertilizer on agricultural soils. Science of The Total Environment, v. 572, p. 978-985, DEC 1 2016. Citações Web of Science: 1.
CHRISTOFOLETTI MAZZEO, DANIA ELISA; CASIMIRO FERNANDES, THAIS CRISTINA; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Attesting the efficiency of monitored natural attenuation in the detoxification of sewage sludge by means of genotoxic and mutagenic bioassays. Chemosphere, v. 163, p. 508-515, NOV 2016. Citações Web of Science: 4.
CHRISTOFOLETTI MAZZEO, DANIA ELISA; CASIMIRO FERNANDES, THAIS CRISTINA; LEVY, CARLOS EMILIO; FONTANETTI, CARMEM SILVIA; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Monitoring the natural attenuation of a sewage sludge toxicity using the Allium cepa test. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 56, p. 60-69, SEP 2015. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORALES, Dânia Elisa Christofoletti Mazzeo. Avaliação da viabilidade do lodo de esgosto como recondicionante de solos agrícolas, após processo de atenuação natural, por meio de diferentes bioensaios. 2013. 221 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.