Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia de fontes de gorduras no consumo, digestibilidade, producao de metano e desempenho de bovinos de corte

Processo: 09/51215-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Telma Teresinha Berchielli
Beneficiário:Giovani Fiorentini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ganho de peso   Confinamento   Perfil de ácidos graxos   Metano   Ruminantes

Resumo

A otimização da produtividade de ruminantes está diretamente relacionada com maiores exigências de energia, sendo que uma das formas de aumentar a densidade energética da dieta é a utilização da gordura. O objetivo deste trabalho será avaliar o efeito de diferentes fontes de gordura na dieta sobre o desempenho, consumo, digestibilidade, produção de metano entérico, parâmetros ruminais e quantificação microbiana em novilhos confinados. Serão testados cinco tratamentos a base de silagem de milho (60%) + concentrados com adição de gordura que ainda serão selecionados em um experimento in vitro prévio. Para avaliar desempenho serão utilizados 60 novilhos Nelore castrados, com peso médio inicial de 350kg em um delineamento casualizado. Os valores de digestibilidade, parâmetros ruminais e quantificação da microbiota ruminal serão obtidos utilizando 10 novilhos nelore castrados, canulados no rúmen, dispostos em um delineamento experimental quadrado latino 5x5. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIORENTINI, Giovani. Fontes lipídicas na terminação de novilhos Nelore confinados. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.