Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização estrutural de sílicas mesoporosas

Processo: 09/10315-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Dimas Roberto Vollet
Beneficiário:Carlos Miranda Awano
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Espalhamento de raios X a baixos ângulos   Varredura diferencial de calorimetria   Processo sol-gel   Sílica

Resumo

O copolímero tri-block poly(etileno óxido)-poly(propileno óxido)-poly(etileno óxido) (Pluronic P123) é uma classe interessante de agente controlador de estrutura no processo de polimerização de espécies de sílicas porque a estruturação das micelas pode determinar a formação de moldes organizados durante os processos de precipitação ou de separação de fases, ou ainda de gelificação na hidrólise e policondensação de alcóxidos de silício, por exemplo TEOS, produzindo interessantes estruturas de sílicas mesoporosas. Estas apresentam características estruturais com altos valores de superfície específica e estrutura de poros bastante uniforme, o que as torna de grande interesse científico e tecnológico para aplicações em várias áreas do conhecimento, tais como nas áreas de catálise, separação, adsorção, imobilização de enzimas, transporte e liberação controlada de fármacos, e de nanotecnologia, funcionando como matrizes adequadas para preparação de nanopartículas de materiais avançados. Neste trabalho, estudam-se os efeitos da variação de concentração do copolímero tri-block Pluronic P123 nas propriedades da gelificação e/ou precipitação do sistema depois da hidrólise e policondensação do TEOS, e as características estruturais em função de condições apropriadas de secagem dos produtos finais. As características estruturais são estudadas através de medidas de densidade, análises térmicas (TG e DSC), adsorção de nitrogênio, termoporometria por DSC, e espalhamento de raios-X a baixo ângulo (SAXS). O candidato é bolsista de IC do CNPq desde 2007 (2 renovações) sob mesma orientação do orientador desta proposta à FAPESP. Os resultados da sua pesquisa contribuíram para a publicação recente de um artigo no Journal of Non-Crystalline Solids (doi: 10.1016/j.jnoncrysol.2009.06.011).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AWANO, Carlos Miranda. Preparação e caracterização de sílicas mesoporosas. 2012. 82 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.