Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do hormônio tireoideano e do seu antagonista NH3 na diferenciação osteoblástica de células mesenquimais periósticas humanas portadoras da mutação S252W no FGFR2

Processo: 09/52485-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Cecilia Helena de Azevedo Gouveia
Beneficiário:Cristiane Cabral Costa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células mesangiais   Hormônios tireóideos   Fatores de crescimento de fibroblastos

Resumo

Evidências recentes sugerem que há interação entre o hormônio tireoideano (HT) e fatores de crescimento fibroblásticos (FGFs) na regulação do desenvolvimento esquelético, entretanto, pouco se sabe sobre os mecanismos moleculares que determinam esse intercâmbio. Este projeto tem como objetivo investigar a interação do HT com os FGFs na diferenciação osteoblástica, utilizando como modelo células mesenquimais periósticas humanas normais e portadoras da mutação S252W na isoforma 2 do receptor de FGF (FGFR2). Essa é uma mutação do tipo ganho de função, caracterizada por aumento da afinidade do FGFR2 pela maior parte dos FGFs, e por uma sinalização anormal que segue a interação FGF/FGFR2. Conseqüências dessa mutação incluem o aumento da osteogênese, levando à craniossinostose grave (fusão prematura dos ossos do crânio) e outras anormalidades esqueléticas. Células mesenquimais periósticas humanas normais e portadoras da mutação S252W serão utilizadas para avaliarmos o efeito do HT e do seu antagonista NH3 no crescimento, proliferação, morte e diferenciação osteoblástica, além de avaliarmos o efeito desses fatores na via da mitogen-activated protein kinase (MAPK), uma via de sinalização do FGF/FGFR que se mostra alterada nessas células. A investigação da interação do HT com a via dos FGFs em células com a mutação S252W poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças esqueléticas, incluindo as craniossinostoses. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, TATIANA L.; TEIXEIRA, MARILIA B. C. G.; RODRIGUES-MIRANDA, MANUELA; SILVA, MARCOS V.; MARTINS, GISELE M.; COSTA, CRISTIANE C.; ARITA, DANIELLE Y.; PEREZ, JULIANA D.; CASARINI, DULCE E.; BRUM, PATRICIA C.; GOUVEIA, CECILIA H. A. Thyroid hormone interacts with the sympathetic nervous system to modulate bone mass and structure in young adult mice. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-ENDOCRINOLOGY AND METABOLISM, v. 307, n. 4, p. E408-E418, AUG 15 2014. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.