Busca avançada
Ano de início
Entree

Interfaces Autoajustáveis em Websites: Contribuições em Direção ao Design para Todos

Processo: 09/10186-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Vagner Figueredo de Santana
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Acessibilidade   Interface usuário-computador   Usabilidade

Resumo

Devido ao rápido crescimento da Web nas últimas décadas e à interatividade proporcionada pela Web 2.0, serviços de governo, entretenimento e educação são, cada vez mais, disponibilizados na Internet. No entanto, parte significativa dos esforços que seguem esse crescimento não considera as diferenças existentes em toda a população de usuários. Existem abordagens e técnicas voltadas para o design inclusivo nas fases de projeto, desenvolvimento e avaliação de websites. Nas etapas iniciais de análise é possível identificar diversas tarefas e formas de utilização de interfaces de usuário (IUs), mas questões relativas às diferentes necessidades dos usuários podem surgir em diversos contextos de uso não previstos em etapas anteriores à utilização real. A utilização de interfaces ajustáveis é uma forma promissora de promover a acessibilidade e usabilidade na Web e assim possibilitar que necessidades surgidas nos mais diversos contextos de uso sejam consideradas não apenas na análise, no projeto e na implementação, mas também durante a utilização de IUs. Neste contexto, esta proposta de tese visa estudar e propor soluções que utilizem logs de eventos disparados no lado do cliente para identificar comportamentos dos usuários e ajustar a interface de usuário, de acordo com as formas de interação utilizadas. Dessa forma, possibilitar-se-á uma avaliação continuada de websites, buscando eliminar barreiras de acessibilidade e problemas de usabilidade. Com resultados da presente proposta, espera-se possibilitar a customização automática de websites a partir da utilização de logs de eventos e Web Usage Mining, considerando diferenças e contribuindo para que a Web se torne um local mais usável por todos, indiscriminadamente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SANTANA, VAGNER FIGUEREDO; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA. WELFIT: A remote evaluation tool for identifying Web usage patterns through client-side logging. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER STUDIES, v. 76, p. 40-49, APR 2015. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA, Vagner Figueredo de. Interfaces autoajustáveis em websites : contribuições em direção ao Design para Todos = Self tailorable website interfaces : contributions towards the Design for All. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MÉTODO PARA AJUSTE AUTOMÁTICO E CONTÍNUO DE INTERFACE DE USUÁRIO UTILIZANDO LOG DE EVENTOS BR1020120331233 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Maria Cecília Calani Baranauskas; Vagner Figueredo de Santana - 19 de dezembro de 2012