Busca avançada
Ano de início
Entree

Geoprocessamento aplicado ao planejamento e gestão territorial do entorno do Reservatório de Salto Grande (SP), visando usos múltiplos

Processo: 09/11244-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Lindon Fonseca Matias
Beneficiário:Marcelo Fernando Fonseca
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento territorial   Geoprocessamento   Reservatórios   Impactos ambientais   Análise socioambiental

Resumo

O projeto de pesquisa busca a elaboração e proposição de um estudo destinado ao Planejamento e a Gestão Territorial do entorno do Reservatório de Salto Grande, cuja área localiza-se nos municípios de Americana, Nova Odessa e Paulínia, Estado de São Paulo, com a prerrogativa inicial da aceitabilidade de usos múltiplos para o reservatório e seu entorno, utilizando para isso metodologia e técnicas de geoprocessamento, concomitantes a procedimentos de análise geográfica. O planejamento e a gestão de áreas urbanas, realizados muitas vezes de forma desarticulada e equivocada, têm contribuído decisivamente para o aprofundamento dos problemas e das contradições socioespaciais, gerando conflitos que devem ser objeto de reflexão da Geografia. O caso do entorno do reservatório de Salto Grande, foco deste projeto, se enquadra nesta realidade, fato que pode ser comprovado através do processo de degradação ambiental que o próprio reservatório (qualidade da água) e sua área de entorno (uso conflitante da terra) estão atualmente sujeitos. Desta forma, avaliando-se as especificidades, vulnerabilidades e potencialidades da área sob um enfoque geográfico, pretende-se fornecer subsídios para a tomada de decisão no âmbito do planejamento e da gestão territorial, argumentando no sentido da predição de cenários e proposituras que contemplem os usos múltiplos para o reservatório e seu entorno, com base nas relações de todos os agentes sociais direta e indiretamente envolvidos com a problemática socioespacial que ali se configura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Marcelo Fernando. Análise territorial do entorno do reservatório de Salto Grande (SP) com o uso de geoprocessamento : contribuições para usos múltiplos da água. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.