Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de blendas nanoestruturadas SAN/PBT compatibilizadas

Processo: 09/10482-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elias Hage Junior
Beneficiário:Lidiane Cristina Costa
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/61008-5 - Sistemas poliméricos nanoestruturados: processamento e propriedades, AP.TEM
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Blendas   Copolímeros   Materiais nanoestruturados

Resumo

As blendas poliméricas são misturas de dois ou mais polímeros, que tem por finalidade a obtenção de materiais com características físicas e químicas diferenciadas, combinadas de modo a conservar as vantagens de cada polímero. Portanto, são materiais que se destacam por sua vasta gama de aplicações, apresentando-se muitas vezes como uma excelente alternativa para o setor de seleção de materiais poliméricos. A principal motivação para o desenvolvimento nesta área, atualmente, é a obtenção de blendas nanoestruturadas ou nanoblendas. As nanoblendas são tipos especiais de blendas poliméricas imiscíveis onde a fase dispersa possui tamanho de partículas em dimensão nanométrica. Para a obtenção deste tipo de sistema polimérico nanoestruturado, os processos como cominuição, dispersão e distribuição da fase dispersa, devem ser controlados através da compatibilização entre os polímeros e da otimização das etapas de mistura, moldagem e/ou conformação, nisto resume-se o grande desafio científico e tecnológico para a área de blendas nanoestruturadas, perfeito equilíbrio entre compatibilização e processamento. O compatibilizante deve maximizar o processo de cominuição da fase dispersa e prevenir a etapa de coalescência, para a obtenção de um produto com propriedades finais ótimas. Assim, a principal contribuição deste projeto de doutorado será obter materiais poliméricos nanoestruturados, transparentes e estáveis termodinamicamente, com características reológicas, mecânicas, termomecânicas e morfológicas que culminem em uma boa correlação entre estrutura, processamento e propriedades das nanoblendas poliméricas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, LIDIANE CRISTINA; AMBROSIO, JOSE DONATO; CHINELATTO, MARCELO APARECIDO; HAGE JUNIOR, ELIAS. Development of phase morphology in immiscible poly(styrene-co-acrylonitrile)/poly(butylene terephthalate) nanoblends: Mechanical properties and effect of the compatibilizer. Journal of Applied Polymer Science, v. 134, n. 27 JUL 15 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.