Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise crítica de mecanismos de evasão tumoral do sistema imunológico em carcinomas diferenciados de tiróide

Processo: 09/10722-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Laura Sterian
Beneficiário:Lucas Leite Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Evasão tumoral   Endocrinologia   Neoplasias da glândula tireoide

Resumo

Este é um estudo translacional que visa correlacionar características moleculares dos carcinomas diferenciados da tiróide (CDT) com a evolução dos pacientes. Nosso objetivo é investigar o padrão de expressão gênica e protéica de tumores resistentes comparados aos tumores suscetíveis à ativação do sistema imunológico, bem como pesquisar evidências de mecanismos de evasão tumoral da resposta imune. Deveremos investigar a possível relação entre o perfil de expressão de B7-H1 (RNAm e proteína) com a presença de linfócitos infiltrantes tumorais (LIT) ou tiroidite concomitante (TC) em CDT; caracterizar a composição celular predominante na infiltração linfocitária e na TC em CDT; avaliar se a presença de diferentes tipos de células do sistema imunológico infiltrando o tumor (CD19+, CD4+, NK, T CD8+, Th17, MDSCs e Treg) possui implicações prognósticas aos respectivos pacientes e, finalmente, se o perfil de expressão de B7-H1 (RNAm e proteína) poderia diferenciar os casos de melhor prognóstico daqueles com má evolução clínica. Para tanto, utilizaremos o banco de tumores já à nossa disposição e os dados já coletados de pacientes do Hospital do Câncer A C Camargo de São Paulo, em projeto que faz parte de colaboração que já existe com a Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Prof Dr Luiz Kowalski) e Patologia (Prof Dr Fernando Soares) do AC Camargo e do HC-FCM/UNICAMP (Prof Dr José Vassallo-Patologia; Prof Dr Alfio José Tincani-Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Profa Dra Ligia VM Assumpção-Ambulatório de Cancer da Tireóide). Além de contribuir para o entendimento dos processos de resposta imunológica ao câncer, nossos estudos poderão auxiliar a identificar pacientes que merecem terapias mais agressivas e contribuir para a identificação de novas estratégias terapêuticas para o CDT.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Lucas Leite. Análise crítica do papel da infiltração de células imunes no prognóstico do paciente com carcinoma diferenciado de tireoide. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.