Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição anatomotomográfica do esqueleto apendicular de Geochelone carbonaria (spix, 1824)

Processo: 09/10730-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Vulcano
Beneficiário:Zara Bortolini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Esqueleto   Tomografia   Jabutis   Diagnóstico por imagem

Resumo

Os quelônios estão na lista dos répteis mais populares para animais pets. Atualmente a rotina no atendimento destes animais nas clinicas veterinárias vem aumentando consideravelmente. As principais doenças que os acometem estão relacionados ao sistema músculo esquelético. Os exames auxiliares nos diagnósticos das enfermidades centra-se no diagnóstico por imagem que estão limitadas ao uso da radiografia convencional e da ultrassonografia. Hoje com o avanço das novas técnicas de diagnóstico por imagem tem-se utilizado protocolos mais avançados como a Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonância Magnética (MRI), técnicas que tem como principal vantagem sobre as tradicionalmente utilizadas até o momento de evitar a sobreposição das estruturas anatômicas. Hoje a clínica veterinária de quelônios depara-se com a falta de literatura referente à anatomia imaginológica normal destes animais, que é a base para análise de comparação para o diagnóstico por imagem das alterações que os acometem. O presente estudo tem como objetivo fornecer descrições anatômicas e tomográficas do esqueleto apendicular do jabutipiranga (Geochelone carbonaria), por meio da TC helicoidal, método não invasivo e rápido em animais adultos, de diferentes tamanhos, idade, sexo e peso propiciando assim, subsídios para as clinicas veterinárias e zoológicos que necessitam de informação mais precisas para avaliação das possíveis lesões ósseas que os acometem. Os cortes serão remontados utilizando o programa VOXAR 3D® versão 6.3, e demonstrados tridimensionalmente para melhor visualização das estruturas anatômicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORTOLINI, Z.; LEHMKUHL, R. C.; OZEKI, L. M.; TRANQUILIM, M. V.; SESOKO, N. F.; TEIXEIRA, C. R.; VULCANO, L. C. Association of 3D Reconstruction and Conventional Radiography for the Description of the Appendicular Skeleton of Chelonoidis carbonaria (Spix, 1824). ANATOMIA HISTOLOGIA EMBRYOLOGIA, v. 41, n. 6, p. 445-452, DEC 2012. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORTOLINI, Zara. Descrição anatomotomográfica do esqueleto apendicular de Chelonoidis carbonaria (SPIX, 1824). 2011. 74 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.