Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações com membranas de peptídeos de fusão da glicoproteína s do SARS-CoV

Processo: 09/10997-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Antonio José da Costa Filho
Beneficiário:Luís Guilherme Mansor Basso
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biofísica   Calorimetria   Peptídeos   Dicroísmo circular   Ressonância paramagnética eletrônica

Resumo

No presente projeto é proposto o estudo de dois peptídeos pertencentes ao domínio de fusão da glicoproteína spike (S) do coronavírus causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) quando da sua ligação em membranas constituídas por fosfolipídios através de uma metodologia conjunta envolvendo técnicas espectroscópicas, calorimétricas e simulações de dinâmica molecular. Estudos da interação de peptídeos de fusão com membranas em um nível molecular são interessantes, pois permitem caracterizar completamente o sistema, tanto do ponto de vista do próprio peptídeo, quanto da estrutura dinâmica dos modelos de membrana. Essas informações conjuntas visam à elucidação dos mecanismos envolvidos na interação, podendo contribuir para um melhor entendimento do mecanismo de fusão da glicoproteína S em coronavírus. As informações de uma caracterização completa da interação também podem ser utilizadas para o desenho racional de drogas inibidoras do processo de fusão, que não é o objetivo fundamental desse projeto. É nosso objetivo, no entanto, entender os mecanismos de interação de ambos os peptídeos com diversos modelos de biomembranas, valendo-se de informações estruturais e dinâmicas obtidas através dos estudos teóricos e experimentais do sistema.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSO, LUIS G. M.; VICENTE, EDUARDO F.; CRUSCA, JR., EDSON; CILLI, EDUARDO M.; COSTA-FILHO, ANTONIO J. SARS-CoV fusion peptides induce membrane surface ordering and curvature. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, NOV 28 2016. Citações Web of Science: 9.
VICENTE, EDUARDO F.; BASSO, LUIS GUILHERME M.; CESPEDES, GRAZIELY F.; LORENZON, ESTEBAN N.; CASTRO, MARIANA S.; MENDES-GIANNINI, MARIA JOSE S.; JOSE COSTA-FILHO, ANTONIO; CILLI, EDUARDO M. Dynamics and Conformational Studies of TOAC Spin Labeled Analogues of Ctx(Ile(21))-Ha Peptide from Hypsiboas albopunctatus. PLoS One, v. 8, n. 4 APR 9 2013. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSO, Luís Guilherme Mansor. Interações com membranas de peptídeos de fusão da glicoproteína S do SARS-CoV. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.