Busca avançada
Ano de início
Entree

Correções radiativas em QCD incluindo o efeito de geração dinâmica de massas.

Processo: 09/10968-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Adriano Antonio Natale
Beneficiário:Fatima Araujo Machado
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria quântica de campos   Cromodinâmica quântica

Resumo

Teorias de gauge como a Cromodinâmica Quântica (QCD) apresentam o fenômeno de geração dinâmica de massas. Apesar de este fenômeno ter sido muito discutido na literatura no caso da geração de massa para os quarks, ele é muito menos conhecido no que se refere à geração de massa para os gluons, mas resultados recentes da simulação de QCD pura na rede mostram que tal possibilidade parece ser realizada na Natureza. O fato de o gluon ter uma massa dinâmica introduz um "corte infravermelho" natural na teoria. A introdução deste corte em cáculos perturbativos de QCD tem sido utilizada por nosso grupo de trabalho no cálculo de processos ao nível de árvore com resultados bastante satisfatórios. Este projeto pretende implementar este tipo de procedimento em processos ao nível de "loops", ou seja, pretende-se trabalhar com uma teoria perturbativa "aprimorada", introduzindo propagadores e vértices "vestidos" e fazendo o uso da técnica de "pinch" numa evolução da teoria dinâmica de perturbação proposta por Pagels e Stokar na década de 1970. Uma primeira aplicação deste procedimento será feita para a regra de soma de Bjorken.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Fatima Araujo. Probing the infraed behavior of the ghost-gluon vertex in quantum chromodynamics. 2011. 66 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica. São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.