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O uso não-convencional da vírgula em textos de alunos da última série do Ensino Fundamental: possibilidades de identificação dos constituintes prosódicos

Processo: 09/11416-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Prosódia   Letramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Letramento | Língua Portuguesa | prosódia | vírgula | Fonologia prosódica

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo central descrever e analisar o uso indevido da vírgula em textos escritos por alunos da última série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior paulista. Tendo como preocupação investigar a relação entre enunciados falados e escritos, buscaremos identificar, a partir de produções textuais, as possíveis fronteiras de constituintes prosódicos, identificáveis no Português Brasileiro, às quais as vírgulas empregadas indevidamente podem estar vinculadas. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o aluno de 8ª série, por estar inserido em um contexto de escolarização de, no mínimo, nove anos, utiliza, em sua escrita, recursos lingüísticos a fim de expressar diferentes circunstâncias e diferentes pontos de vista discursivos; nesse sentido, partimos da hipótese de que o uso indevido da vírgula pode ser um desses recursos acionados pelo escrevente. Esse sinal, usado indevidamente, pode dar indícios, principalmente por meio da reconstituição das pausas e da delimitação de diferentes contornos entoacionais (comuns nos enunciados falados), de quais constituintes prosódicos estão presentes em seu texto. Acreditamos que, ao delimitar com a vírgula as fronteiras dos constituintes prosódicos, o escrevente pode deixar evidências de informações que se fazem relevantes para sua argumentação. Por esse motivo, todos os textos a partir dos quais extraímos as ocorrências não-convencionais do emprego de vírgula são argumentativos. Esses textos pertencem ao Banco de Dados de Produções Escritas do Ensino Fundamental (em constituição), desenvolvido no âmbito do projeto de extensão universitária Desenvolvimento de Oficinas de Leitura, Interpretação e Produção Textual, credenciado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) da UNESP.

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