Busca avançada
Ano de início
Entree

Zoneamento Geoambiental do município de Bertioga/SP

Processo: 09/11422-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Cenira Maria Lupinacci
Beneficiário:Vinicius Travalini
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento ambiental   Ações antrópicas   Geomorfologia

Resumo

A Geoecologia da Paisagem, através de uma abordagem multidisciplinar, e baseada na Teoria Geral dos Sistemas, busca oferecer subsídios metodológicos e procedimentos técnicos de investigação na procura de ampliar a análise sobre o meio natural. Nessa perspectiva, o presente estudo propõe a realização de um Zoneamento Geoambiental, aliado à proposta sistêmica da Geoecologia da Paisagem, a fim de realizar diagnósticos e propostas em diferentes níveis, através de uma concepção sistêmica do potencial de uso das diferentes unidades paisagísticas relativas ao território. A área de estudo do presente trabalho é o município de Bertioga-SP, localizado na região administrativa da Baixada Santista. A escolha desta área de estudo justifica-se pela integração deste trabalho na proposta da pesquisa intitulada "Análise das transformações territoriais e as implicações ambientais nas áreas de povoamento pioneiro do litoral brasileiro: o estudo das regiões Costa do Cacau e Costa do Descobrimento no Estado da Bahia e da região Baixada Santista no Estado de São Paulo", pesquisa esta que propõe analisar como se dá o processo de ocupação nas regiões pioneiras no povoamento do território brasileiro, e também quais as fragilidades ambientais causadas na área em estudo decorrentes das transformações do uso da terra. Dessa forma, através da realização do Zoneamento Geoambiental do município de Bertioga-SP, é possível contribuir para o planejamento e organização espacial de uso e ocupação do território e também para a minimização dos danos ambientais e sociais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRAVALINI, Vinicius. Zoneamento geoambiental do município de BertiogaSP. 2012. 173 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.