Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resistência à fratura de coroas cerâmicas parafusadas a implantes osseointegráveis de diferentes conexões.

Processo: 09/11491-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Juliana Aparecida Delben
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Implantes dentários   Prótese dentária

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a resistência à fratura de coroas cerâmicas obtidas com pilares de zircônia parafusadas a implantes osseointegráveis de diferentes conexões. Serão formados 3 grupos (n=24): Grupo I - coroa cerâmica adaptada a implante de hexágono externo, Grupo II - coroa cerâmica adaptada a implante de hexágono interno, Grupo III - coroa cerâmica adaptada a implante Cone Morse. Cada grupo será subdividido em 2 subgrupos (n=12) sendo que, nos subgrupos I.a, II.a e III.a, os corpos-de-prova não serão submetidos à ciclagem mecânica. Já nos subgrupos I.b, II.b e III.b, os corpos-de-prova serão submetidos a 2 milhões de ciclos de ciclagem mecânica com aplicação de carga oblíqua de 50N a 2Hz. Os implantes serão embutidos em resina acrílica autopolimerizável a 130° de inclinação em relação ao plano horizontal. As coroas cerâmicas com dimensões semelhantes a um incisivo central superior serão obtidas através da aplicação de cerâmica de recobrimento ao pilar de zircônia e adaptadas aos implantes através de parafusos de retenção de titânio. Todos os corpos-de-prova serão submetidos ao teste de resistência à fratura em uma máquina de ensaios universal com aplicação de carga compressiva a 130° de inclinação a 2mm/min, sendo o teste de resistência realizado ao final da ciclagem mecânica para os corpos-de-prova dos subgrupos I.b, II.b e III.b. Após 1 milhão de ciclos, será realizada a mensuração do valor de destorque. Os dados obtidos serão tabulados e submetidos à análise estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELBEN, JULIANA A.; BARAO, VALENTIM A. R.; FERREIRA, MAYARA B.; DA SILVA, NELSON R. F. A.; THOMPSON, VAN P.; ASSUNCAO, WIRLEY G. Influence of abutment-to-fixture design on reliability and failure mode of all-ceramic crown systems. Dental Materials, v. 30, n. 4, p. 408-416, APR 2014. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Avaliação da confiabilidade e modo de falha de coroas cerâmicas parafusadas a implantes osseointegráveis de diferentes conexões. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.