Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização morfométrica e molecular do papel de citocinas pró e anti-inflamatórias no processo de reparo ósseo alveolar em condições homeostáticas e infecciosas

Processo: 09/11496-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Gustavo Pompermaier Garlet
Beneficiário:Andreia Espíndola Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Histomorfometria

Resumo

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo mineralizado, cujo controle de seu metabolismo é influenciado por fatores endócrinos, genéticos, de crescimento e o sistema RANK/RANKL/OPG. O tecido ósseo também compartilha uma variedade de moléculas regulatórias com o sistema imunológico, como as citocinas, mas pouco se sabe sobre os mecanismos envolvidos na interação entre o sistema ósseo e imunológico no processo de reparo ósseo. O processo de reparo alveolar pós-exodontia, tanto em condições normais como infecciosas (a alveolite caracteristicamente resulta em intensa resposta inflamatória e em retardo do processo de reparo alveolar), pode ser utilizado como modelo experimental para esclarecer os mecanismos de ação de diferentes citocinas sobre o metabolismo ósseo. Assim, o objetivo deste projeto é esclarecer o papel das citocinas TNF-alfa e IL-10 no reparo alveolar em condições homeostáticas e infecciosas (alveolite experimental) em camundongos por meio da caracterização morfométrica e molecular. Serão utilizados camundongos C57Bl/6 de três linhagens diferentes (WT, p55KO e IL-10KO), divididos em 2 grupos (controle e alveolite experimental), e analisados nos diferentes períodos (0, 7, 14 e 21 dias). Após a cirurgia no grupo experimental será induzida a alveolite por meio de uma suspensão de secreção purulenta, e amostras serão submetidas ao processamento histológico e analisadas ao microscópio óptico para caracterização morfométrica qualitativa e quantitativa, e à análise molecular por RealTimePCR para quantificação de CBFA1/RUNX2, OCN, ALP, RANKL, OPG, COL-I e VEGF. Os dados serão analisados estatisticamente e comparados entre as diferentes linhagens nos diferentes grupos e períodos. A análise conjunta de tais dados certamente contribuirá para um melhor entendimento do processo de reparo ósseo alveolar, promovendo conhecimentos específicos que poderão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento futuro de novas estratégias de diagnóstico, prevenção e terapias de patologias ósseas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, ANDREIA ESPINDOLA; REPEKE, CARLOS EDUARDO; FERREIRA JUNIOR, SAMUEL DE BARROS; COLAVITE, PRISCILA MARIA; BIGUETTI, CLAUDIA CRISTINA; OLIVEIRA, RODRIGO CARDOSO; ASSIS, GERSON FRANCISCO; TAGA, RUMIO; FAVARO TROMBONE, ANA PAULA; GARLET, GUSTAVO POMPERMAIER. Intramembranous Bone Healing Process Subsequent to Tooth Extraction in Mice: Micro-Computed Tomography, Histomorphometric and Molecular Characterization. PLoS One, v. 10, n. 5 MAY 29 2015. Citações Web of Science: 32.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Andreia Espíndola. Caracterização morfométrica e molecular do papel de citocinas pró e anti-inflamatórias no processo de reparo ósseo alveolar em condições homeostáticas e infecciosas. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.