Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e desenvolvimento de nanocompósitos contendo nanopartículas Metálicas/Magnéticas complexadas com biomoléculas: síntese e aplicações em nanomedicina

Processo: 09/11679-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Valtencir Zucolotto
Beneficiário:Valéria Spolon Marangoni
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Nanomedicina   Nanopartículas magnéticas   Nanopartículas metálicas

Resumo

Compósitos híbridos orgânico-inorgânicos têm sido amplamente investigados, devido, principalmente, às suas potencias aplicações em nanobiotecnologia. A síntese de nanopartículas metálicas e magnéticas para posterior ligação em moléculas bioativas apresenta elevado potencial para aplicações em biomedicina. Neste projeto de mestrado pretende-se sintetizar e caracterizar tanto nanopartículas metálicas como magnéticas, funcionalizadas com biomoléculas. Ênfase será dada a complexação de nanopartículas metálicas e magnéticas com proteínas da classe das lectinas, focando na otimização dos processos de preparação destes nanocompósitos híbridos e caracterização dos mesmos por técnicas espectroscópicas, microscópicas e eletroquímicas. Será realizado, ainda, um estudo sobre a interação dos nanobiocompósitos com modelos de membrana celular. As técnicas de caracterização empregadas permitirão não só desvendar a estrutura e os mecanismos de estabilização das nanopartículas, como também possibilitará a investigação acerca das interações biofisicoquímicas na nano-bio interface.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Partículas certeiras 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARANGONI, Valéria Spolon. Estudo e desenvolvimento de nanocompósitos contendo nanopartículas de ouro conjugadas com biomoléculas: síntese e aplicações em nanomedicina. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.