Busca avançada
Ano de início
Entree

Mobilidade de boro (10B) em cajueiro (Anacardium occidentale L.) e pessegueiro (Prunus persica L.)

Processo: 09/11932-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Salatier Buzetti
Beneficiário:Juliana Aparecida de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Sorbitol   Polióis   Boro   Fertilidade do solo   Adubação

Resumo

O B, cuja importância é conhecida há décadas é utilizado em adubações foliares em várias regiões e para as mais diversas condições de solo, clima e culturas no Brasil. Verifica-se, no entanto que o fornecimento de B via foliar apresenta ainda resultados controvertidos, apenas recentemente foi demonstrado que o boro exibe rápida e significante mobilidade no floema de algumas espécies produtoras polióis. Os polióis como os açúcares alcoóis sorbitol, dulcitol e manitol possuem a capacidade de complexar o B conferindo a esse elemento alguma mobilidade dentro da planta. Verifica-se que na prática, exceto nos casos em que são recomendados, muitos produtores em parte motivados pela propaganda e grande oferta de produtos existentes no mercado, utilizam a aplicação foliar como forma de fornecimento de B às plantas. Esse procedimento tem contribuído para os resultados insatisfatórios quanto à aplicação foliar de B e isso ressalta a importância de se conhecer o método de aplicação mais adequado de tal forma que a planta possa aproveitá-lo. Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo verificar a mobilidade de B aplicado via foliar em plantas produtoras de sorbitol.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Juliana Aparecida de. Mobilidade de boro (10B) em cajueiro (Anacardium occidentale L.) e pessegueiro (Prunus persica L.). 2011. 68 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.