Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino da disciplina Arte nas escolas municipais de Presidente Prudente: diretrizes políticas e o trabalho docente

Processo: 09/12031-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Yoshie Ussami Ferrari Leite
Beneficiário:Denise Penna Quintanilha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Trabalho docente   Arte-educação   Formação de professores

Resumo

A presente pesquisa, intitulada "O ensino da disciplina Arte nas escolas municipais de Presidente Prudente: diretrizes políticas e o trabalho docente", tem como objetivo a elaboração de uma análise da situação atual do ensino da Arte nas escolas municipais de Presidente Prudente, em relação à ação do professor em sala de aula. Durante a história a arte vem sendo, além de um grande auxílio no registro histórico e social da humanidade, uma maneira importante de transformação da realidade. A escola, sendo um dos lugares possíveis de formação e acesso ao saber cultural pode, através do ensino da Arte, contribuir de maneira fundamental para a formação da cidadania e da consciência democrática. No Brasil, o ensino da Arte depois de sofrer grandes influências políticas ao longo da história, permaneceu à margem do currículo devido à práticas adotadas pelos professores desde os anos 50, onde o excesso de liberdade, falta de conteúdo e objetivos desvalorizou sua presença, gerando descrédito por parte dos demais educadores. A nova Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 institui a Arte como componente curricular obrigatório e integrante da formação básica do cidadão porém, a sua aplicação tem sido feita de maneira diferente nos diversos sistemas de ensino. O objetivo principal é analisar as políticas educacionais em relação ao ensino da Arte nas escolas municipais de 1º ao 5º ano de Presidente Prudente e relacioná-las à ação do professor em sala de aula. A pesquisa será realizada com professores das séries iniciais do ensino básico da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, de três escolas diferentes, escolhidos aleatóriamente de acordo com a disponibilidade e aceitação por parte dos mesmos. Será usado um questionário com perguntas estruturadas e após uma análise quantitativa-interpretativa com o auxílio do software estatístico SPSS for Windows, será realizada uma entrevista semi-estruturada com um grupo menor de professores, a fim de se obter uma análise qualitativa das expectativas em relação ao ensino da disciplina Arte, como também as dificuldades encontradas por eles. Seguindo o cronograma previsto, a pesquisa deverá iniciar-se em março de 2010 com duração de 24 meses.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUINTANILHA, Denise Penna. O ensino de Arte nas escolas municipais de Presidente Prudente : diretrizes políticas e o trabalho docente. 2012. 169 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.